Topo

Santos

Técnico do Newell's já jogou pela Argentina e foi cotado no Palmeiras

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

01/05/2023 06h00

O Santos está se preparando para a terceira rodada da Copa Sul-Americana, onde enfrenta o Newell's Old Boys, da Argentina. O jogo está marcado para esta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Marcelo Bielsa. E o técnico adversário é um velho conhecido do futebol brasileiro.

O treinador do time argentino é Gabriel Heinze, ex-zagueiro com passagens por Paris Saint-Germain, Manchester United, Real Madrid e também o Newell's. O antigo defensor também jogou duas Copas do Mundo com sua seleção, em 2006 e 2010.

Heinze deu início à sua ainda curta carreira como técnico em 2015, no Godoy Cruz. Em seguida, passou por Argentinos Juniors, Vélez Sarsfield e, mais recentemente, Atlanta United, dos Estados Unidos, que disputa a MLS (Major League Soccer).

Por lá, o comandante ficou marcado por um episódio um tanto quanto curioso. Ele durou apenas 17 jogos no comando do time norte-americano, sendo demitido com a alegação dos jogadores de que o treinador havia limitado até mesmo a quantidade de água que seria consumida pelos atletas.

Apesar das controvérsias, Heinze ficou perto de assumir o Palmeiras em 2020, pouco antes da contratação do português Abel Ferreira. Seu modelo de jogo ofensivo, inspirado em Marcelo Bielsa, era um dos quesitos prestigiados pelo então presidente do Verdão, Maurício Galiotte.

SAIBA MAIS: Heinze já trabalhou com Ferguson, Deschamps, Bielsa e Maradona

A negociação, como é de conhecimento geral, não terminou com final feliz. Além do time alviverde, o argentino também foi cogitado pelo próprio Santos, após a saída de Sampaoli. Quem revelou o interesse foi Matheus Rodrigues, um dos membros do Comitê de Gestão do clube na época.

"Um dos principais nomes cotados era do Gabriel Heinze, mas, no momento em que foi procurado, disse que tinha contrato até o meio do ano e iria cumpri-lo", disse o dirigente durante uma transmissão ao vivo.

O Newell's Old Boys anunciou o retorno de Heinze em outubro do ano passado. De lá para cá, o treinador soma 17 duelos disputados, com sete vitórias, quatro empates e seis derrotas. A última partida da equipe foi o empate sem gols com o Argentino Juniors, pelo Campeonato Argentino.

Embalado pela vitória contra o América-MG, o Santos buscará manter sua invencibilidade na Sul-Americana. O Peixe tem um triunfo e outro empate nas duas primeiras rodadas, ocupando a vice-liderança do Grupo E, com quatro pontos ganhos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o Santos vem de vitória sobre o América-MG, e não sobre o Coritiba. O erro foi corrigido.

Santos