Topo

Borja decide no fim, e River vence Boca no 1º clássico no novo Monumental

O atacante Miguel Borja marcou o gol da vitória do River Plate sobre o Boca Juniors, pelo Campeonato Argentino - Marcelo Endelli/Getty
O atacante Miguel Borja marcou o gol da vitória do River Plate sobre o Boca Juniors, pelo Campeonato Argentino Imagem: Marcelo Endelli/Getty

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

07/05/2023 19h39

Classificação e Jogos

O River Plate venceu o Boca Juniors por 1 a 0, no Estádio Mâs Monumental, válido pela 15ª rodada do Campeonato Argentino.

O ex-palmeirense Miguel Borja decidiu no fim com um gol de pênalti.

O duelo contou com seis expulsões, três de cada lado.

O resultado aumenta a vantagem do River Plate na liderança do Campeonato Argentino, com 37 pontos, nove unidades de vantagem sobre o San Lorenzo, segundo colocado. O Boca, por sua vez, tem apenas 18, amargando a 13ª posição.

Foi o primeiro Superclásico disputado no novo Monumental. O estádio foi reinaugurado em fevereiro e tem capacidade para 84.567 pessoas.

Como foi o jogo

O clássico foi movimentado desde o início, mas as equipes não conseguiram tirar o zero do placar no primeiro tempo. As melhores chances de gol surgiram na etapa final, quando o uruguaio Nicolás de la Cruz arriscou de fora da área e viu Sergio Romero fazer grande defesa.

Nos acréscimos, o árbitro viu pênalti em cima de Solari e apontou para a marca da cal. O colombiano Borja ajeitou a bola e deslocou o goleiro para anotar o tento decisivo.

Após o gol, houve uma grande confusão entres os jogadores dos dois times. A briga fez com o que a partida ficasse paralisada por mais de dez minutos, obrigando a comissão de arbitragem a aplicar cartão vermelho para seis atletas: Palavecino, Elías Gómez e Ignácio Centurión, do River, e Valentini, Ezequiel Fernández e Merentiel, do Boca.