Corinthians planeja reformulação e medalhões devem sair; veja os nomes
O Corinthians planeja reformular seu elenco ainda nesta temporada. Pressionada pelos resultados negativos, a diretoria quer se movimentar para rejuvenescer o grupo e liberar jogadores que não fazem mais parte dos planos do clube.
Atualmente, 11 jogadores do elenco do Corinthians estão em final de contrato, sendo que 10 possuem vínculo até o final do ano, enquanto Balbuena está acertado com o Timão por empréstimo pelo Dínamo Moscou apenas até final de junho.
Além dos jogadores que possuem renovações contratuais pendentes, há casos de atletas que possuem vínculos maiores, mas não fazem parte dos planos da diretoria e da comissão técnica. Sendo assim, o Corinthians não fará força para manter essas peças no elenco.
Quem deve sair
A Gazeta Esportiva apurou que vários nomes de peso não devem seguir no Corinthians em 2024. São os casos de Gil, Fábio Santos, Giuliano e Paulinho, jogadores de renome na história recente do clube que não devem ter seus contratos renovados. A percepção interna é de que esses atletas não rendem atualmente o que já renderam e ocupam espaço significativo na folha salarial do Timão.
Assista o documentário "Inimigos Íntimos" disponível no UOL Play:
Vale citar que Gil e Fábio Santos são titulares com o técnico Vanderlei Luxemburgo, enquanto Paulinho e Giuliano são opções no banco de reservas. Balbuena, que possui vínculo de empréstimo até meio do ano, nem deve vestir mais a camisa do Corinthians e também é "carta fora do baralho".
Em relação a Paulinho, internamente acredita-se que sua lesão de ligamento foi um forte empecilho para a recuperação do seu bom futebol. Desde seu retorno, o atleta não conseguiu engatar uma boa sequência de jogos e nunca chegou a ser titular absoluto da equipe.
O volante Maycon, cedido por empréstimo pelo Shakhtar Donetsk, é outro jogador que dificilmente será adquirido em definitivo pelo Corinthians ao final da temporada. Nessa sua segunda passagem, o atleta sofreu bastante com problemas físicos e atualmente não transmite confiança à Fiel Torcida, com muitos jogos aquém do esperado.
Outro meio-campista que dificilmente seguirá no Corinthians é Cantillo. O colombiano tem contrato com o clube apenas até final do ano e não faz parte dos planos da comissão técnica. O jogador nunca conseguiu se firmar desde que foi contratado, no início de 2020, e não foi relacionado para os últimos dois jogos da equipe.
Caso semelhante ocorre com Júnior Moraes, atacante que chegou ao Corinthians no início de 2022, mas sempre conviveu com muitos problemas físicos. O atleta não faz mais parte dos planos do clube e, mesmo sem lesão, é outro nome que vem sendo "descartado" por Luxemburgo.
Rafael Ramos e Romero também são atletas com pouco prestígio no Corinthians. Mesmo com contratos mais longos, o clube não fará qualquer oposição caso a dupla receba propostas na próxima janela de transferências. Os jogadores também não fazem parte do plano da comissão. O lateral tem vínculo com o clube até meio de 2024, enquanto o atacante até final do mesmo ano.
A reportagem apurou que, durante a próxima janela de transferências, o próprio Corinthians entrará em contato com empresários de alguns desses jogadores citados, deixando claro que eles podem procurar outros clubes para seus agenciados, já que não terão espaço no Alvinegro.
Dúvidas
Nem todos os casos estão definidos pela diretoria de futebol. Renato Augusto, por exemplo, tem vínculo até final do ano mas ainda é visto como uma referência técnica na equipe. Mesmo com 35 anos, é notável a queda de desempenho do Corinthians quando o camisa 8 não está em campo.
O Corinthians só não renovará com Renato caso o atleta não dê boas respostas físicas após a recuperação de sua artroscopia no joelho, realizada no início de abril. Há um temor que o jogador não retome seu bom nível depois desse tempo dedicado a tratar da lesão. Em condições normais, seu vínculo deverá ser estendido.
Bruno Méndez também é uma incógnita neste momento. A renovação contratual do zagueiro uruguaio está emperrada e não há previsão para ser solucionada, caso, de fato, as partes se acertem. O Timão tem interesse em estender o vínculo do defensor uruguaio, mas ainda não houve um acordo com o staff do atleta.
Quem também não está com seu futuro definido é Gustavo Mosquito. Se recuperando de lesão de ligamento no joelho, o ponta tem vínculo com o Corinthians apenas até final deste ano. O jogador já foi importante para a equipe nos últimos anos e tem nome valorizado no mercado por conta de suas características.
A resolução para o caso de Mosquito deve se dar apenas após seu retorno, que ainda parece distante de acontecer. O atacante ainda não começou a transição física no gramado e segue se cuidando na parte interna do CT Dr. Joaquim Grava.
Casos específicos
Du Queiroz e Luan são jogadores que sabidamente não seguirão no Corinthians. O primeiro está negociado com o Zenit para meio do ano e não atuará mais com a camisa do Corinthians. Já o meia está trabalhando separadamente e, há tempos, não faz parte dos planos da cúpula alvinegra. O vínculo do camisa 7 vai até o final desta temporada.
Reforços
A Gazeta Esportiva apurou que a ideia do Corinthians é ser agressivo na janela de transferências do meio do ano, que abre no início de julho. O plano da diretoria do Timão passa por contratar de três a quatro jogadores com status de titularidade.
Além disso, o Timão pode receber reforços "caseiros" nesse meio tempo. Gustavo Mantuan, emprestado ao Zenit como parte da negociação que envolveu a compra de Yuri Alberto, em tese retorna ao clube no início de julho. Até o momento, o clube russo não fez qualquer sinalização de que ficará com o jovem em definitivo.
Outro exemplo é o de Ruan Oliveira. O jovem de 23 anos vem sofrendo com muitas lesões ao longo de sua carreira e seu último jogo disputado aconteceu em agosto de 2020. O atleta está em fase final de recuperação de uma lesão ligamentar no joelho e já participa de atividades com companheiros no gramado do CT Dr. Joaquim Grava. A comissão técnica está avaliando o jogador e, caso Ruan agrade, ele pode ser adquirido em definitivo do Metropolitano.
Como já falado, Mosquito também pode ser um reforço para o Corinthians. A previsão é que o ponta fique saudável no segundo semestre para voltar a ser relacionado aos jogos. A última partida do camisa 19 aconteceu em outubro de 2022, contra o Fluminense.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.