Topo

Santos

Santos é multado pelo STJD por confusão de torcedores em derrota para Grêmio

Santistas conseguiram passar por barreira que dividia torcidas e iniciaram briga - Luiz Erbes/AGIF
Santistas conseguiram passar por barreira que dividia torcidas e iniciaram briga Imagem: Luiz Erbes/AGIF

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

15/05/2023 19h14

O STJD puniu o Santos por uma confusão protagonizada por torcedores durante a derrota de 1 a 0 para o Grêmio, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no Alfredo Jaconi. O Peixe terá que pagar uma multa de R$ 20 mil.

O clube foi enquadrado no artigo 213 do CBJD, ou seja, "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto; invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e/ou lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo".

O episódio ocorreu durante o intervalo do jogo. Os torcedores estavam brigando através de um alambrado. Em um certo momento, no entanto, o lado santista conseguiu ultrapassar a barreira que os dividia e invadiu a ala destinada à torcida do Grêmio.

Os alvinegros chegaram a roubar algumas faixas, mas logo os seguranças agiram e contiveram o tumulto. A confusão, então, foi amenizada antes do reinício do confronto.

O árbitro Wilton Pereira Sampaio (Fifa) relatou o ocorrido na súmula da partida.

"Informo que no retorno do intervalo, fui informado pelo coordenador da CBF na partida que torcedores do Santos invadiram a área destinada a torcida do Grêmio, arrancando faixas e gerando um princípio de confronto com a torcida adversária, tendo que ser contidos pela policia presente no local. Após conterem os referidos torcedores o policiamento deu total garantia de segurança à continuidade da partida. Informo ainda que o fato citado não causou atraso no reinício do jogo", escreveu.

Na mesma partida, o meia-atacante Yeferson Soteldo foi expulso e, após julgamento do STJD, foi punido com dois jogos de suspensão.

Santos