Topo

Phil Jones deixa Manchester United após 12 anos e De Gea se tornará o único remanescente da "Era Ferguson"

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

19/05/2023 13h17

Multicampeão pelo Manchester United, o zagueiro Phil Jones deixará o clube ao final do seu contrato que se encerra nesta temporada. O único jogador de linha remanescente da vitoriosa "Era Ferguson" anunciou sua saída dos Red Devils nesta sexta-feira, aos 31 anos.

Phil Jones foi contratado em 2011, após se destacar no Blackburn Rovers. Rapidamente ganhou espaço no time titular do Manchester United, sob o comando de Alex Ferguson. Na temporada seguinte, o zagueiro foi essencial na reta final do Campeonato Inglês de 2012/13 conquistado pelos Red Devils, a última taça levantada pela equipe na competição.

Ao todo, Phil Jones disputou 229 partidas com a camisa do Manchester United e marcou seis gols. Entretanto, as inúmeras lesões atrapalharam sua carreira. A última temporada em que o zagueiro completou mais de 10 jogos foi entre os anos 2018 e 2019.

"Eu gostaria de ter jogado mais. Eu gostaria de ter dado mais aos muitos companheiros com quem joguei ao lado. Eu direi, do fundo do meu coração, que fiz tudo o que pude. Fiz tudo que a equipe médica me pediu", escreveu o zagueiro inglês em uma carta ao torcedor.

Desde então, o jogador tem sido presença constante no departamento médico, chegou a fazer jogos pela categoria sub-21 do clube e somou poucas partidas pelo time principal. Phil Jones conquistou a Premier League de 2013 e fez parte do elenco vencedor da Liga Europa, Taça da Liga Inglesa, Copa da Inglaterra e de duas Supercopas nacionais.

"Eu vivi um sonho no maior clube do mundo. Joguei pela Inglaterra em grandes torneios. No United, ganhei troféus, principalmente a Premier League sob o comando de Sir Alex, em sua última temporada", acrescentou.

A última participação oficial de Phil Jones no gramado pelo Manchester United foi na vitória por 3 a 0 contra o Brentford, em maio de 2022, pelo Campeonato Inglês. A equipe ainda contava com Cristiano Ronaldo, Edinson Cavani e era treinada por Ralf Rangnick.

Com a saída do inglês ao final desta temporada, David De Gea será o único remanescente da "Era Ferguson". O goleiro espanhol foi contratado em 2011, vindo do Atlético de Madrid, e foi titular debaixo da trave na conquista do Campeonato Inglês de 2013.