Topo

9º maior cestinha da NBA, Carmelo Anthony anuncia aposentadoria do basquete

Carmelo Anthony com a camisa do Los Angeles Lakers, último clube que defendeu. - Christian Petersen/Getty Images
Carmelo Anthony com a camisa do Los Angeles Lakers, último clube que defendeu. Imagem: Christian Petersen/Getty Images

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

22/05/2023 12h20

Nesta segunda-feira, Carmelo Anthony anunciou a sua aposentadoria do basquete aos 38 anos de idade. O ala é o nono maior cestinha da história da NBA, com 28.289 pontos anotados, e estava sem contrato desde 2022, quando deixou o Los Angeles Lakers.

"Agora chegou a hora de dizer adeus para a quadra onde fiz meu nome para o jogo que me deu propósito e orgulho, mas este é um adeus saboroso para a NBA. Estou animado com o que o futuro me reserva", declarou Carmelo Anthony em vídeo postado nas redes sociais.

Carmelo Anthony começou sua carreira na NBA pelo Denver Nuggets, em 2003. O jogador foi escolhido na 3ª posição do draft daquele ano, após vencer o campeonato universitário por Syracuse. LeBron James foi a primeira escolha daquele draft.

Além dos Nuggets, Carmelo também vestiu as camisas do New York Knicks, Oklahoma City Thunder, Houston Rockets, Portland Trail Blazers e Los Angeles Lakers. O ala defendeu a seleção americana de basquete, na qual é o segundo maior pontuador, atrás somente de Kevin Durant, e conquistou três medalhas de ouro em Jogos Olímpicos.

O nome de Carmelo Anthony está presenta na lista dos 75 maiores jogadores da história da NBA, eleito pela própria liga de basquete. Além disso, o atleta foi selecionado por 10 vezes no NBA All-Star e em seis vezes no All-NBA Team. O jogador nunca ergueu o troféu da liga.