Topo

Presidente da Fifa, Infantino lamenta ataques a Vini Jr. e aponta atitudes a serem tomadas

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

22/05/2023 19h14

Diante de um novo caso de racismo contra Vinicius Júnior, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, se pronunciou nesta segunda-feira prestando apoio ao jogador. O diretor da entidade máxima do futebol publicou um vídeo em suas redes sociais lamentando o ocorrido e apontando soluções para casos como este.

Gianni Infantino relembrou de uma fala feita por ele há apenas dois meses, em que tratava de ataques racistas sofridos por Vinicius Jr. em outra partida do Campeonato Espanhol. Na publicação, o italiano afirmou considerar "inaceitável" novos casos desta natureza.

"Eu acho totalmente inaceitável que eu possa postar este vídeo do que disse no Congresso da Fifa em março de 2023 - dois meses atrás! - sobre o que deveria acontecer no campo de futebol e esta mensagem é ainda mais relevante hoje do que quando disse. Isso é loucura! Agora, eu quero deixar claro que não há espaço para racismo ou qualquer forma de discriminação - no futebol e na sociedade. Parem de falar, comecem a agir", escreveu o presidente.

O diretor ainda listou algumas atitudes que devem ser tomadas para impedir estes acontecimentos. Segundo Infantino, "não é nada novo, apenas a aplicação de melhores práticas, leis e regulamentações já existentes". Entre elas, estão a "derrota por desistência automática" para o time cuja torcida cometer atos racistas que façam a partida ser abandonada e o banimento permanente dos criminosos de todos os estádios do mundo.

Em nome da Fifa, Gianni Infantino também publicou uma nota oficial em solidariedade a Vinicius Jr.

Vinicius Jr. sofreu ataques racistas durante a partida entre Valencia e Real Madrid, no último domingo. O jogo chegou a ser paralisado após o brasileiro dizer ter identificado um dos agressores. No final da partida, o atacante ainda se desentendeu com jogadores rivais e foi expulso.

Confira a nota da Fifa em solidariedade a Vincius Jr. publicada por Gianni Infantino na íntegra:

"Solidariedade total à Vinicius. Não há lugar para o racismo no futebol ou na sociedade e a Fifa defende todos os jogadores que já se encontraram em situações como esta. Eventos durante a partida entre Valencia e Real Madrid mostram que este precisa ser o caso.

É por isso que o processo de três passos existe em competições da Fifa em todos os níveis do futebol. Primeiramente, você para a partida, e anuncia o ocorrido. Em segundo lugar, os jogadores deixam o campo e os alto-falantes anunciam que se os ataques continuarem, a partida será suspensa. A partida recomeça, e se, em terceiro lugar, os ataques continuarem, a partida será interrompida e os três pontos vão para o oponente. Estas são as regras que deveriam ser implementadas em todos os países e todas as ligas.

Claramente, é mais fácil falar do que fazer, mas nós precisamos fazer e apoiar isso através da educação"