Topo

Federação de El Salvador pune clube por tragédia que deixou 12 mortos

Invasão de gramado durante partida entre Alianza e FAS no Estádio Cuscatlán. - GABRIEL AQUINO/AFP
Invasão de gramado durante partida entre Alianza e FAS no Estádio Cuscatlán. Imagem: GABRIEL AQUINO/AFP

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

23/05/2023 15h34

A Federação de El Salvador de Futebol (FESFUT) anunciou nesta terça-feira as punições aplicadas pela tragédia ocorrida no último sábado no Estádio Cuscatlán. A partida entre Alianza e FAS, válida pelas quartas de final da primeira divisão do campeonato nacional, foi paralisada após torcedores serem esmagados nas arquibancadas e invadirem o gramado. Ao todo, 12 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas na confusão.

Segundo comunicado da Federação, o Alianza, clube mandante da partida, ficará um ano jogando de portões fechados e receberá multa de 30 mil dólares (R$ 149 mil), que deverá ser paga até 21 de julho.

"A responsabilidade pelos eventos ocorridos no Estádio Cuscatlán durante a partida é atribuível ao Alianza como time local e, portanto, o organizador da partida", comunica a FESFUT.

Além das sanções extracampo, o Alianza foi decretado o perdedor do confronto por 2 a 0. Como justificativa, a Federação reforçou que a equipe mandante "teve omissão de adotar medidas destinadas a prevenir os acontecimentos" e "agiu de forma negligente".