Topo

Duelo entre Atlético-MG e Palmeiras pode desempatar retrospecto histórico no Mineirão

Gustavo Gomez (Palmeiras) e Hulk (Atlético-MG) disputam a bola em jogo da Libertadores, no Mineirão - Pedro Souza/Atlético-MG
Gustavo Gomez (Palmeiras) e Hulk (Atlético-MG) disputam a bola em jogo da Libertadores, no Mineirão Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

28/05/2023 07h00

O Palmeiras vai defender uma invencibilidade recente, que inclui triunfos significativos na Libertadores, contra o Atlético-MG. Mas o duelo no Estádio do Mineirão, às 18h30 (de Brasília) deste domingo, pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, também pode mudar os rumos de um aspecto do retrospecto entre as duas equipes.

Isso porque Galo e Verdão já se enfrentaram 29 vezes em toda história no Mineirão. O cenário é de total igualdade: 12 vitórias para cada lado, com 5 empates para a conta. O Alviverde marcou 32 gols no lendário estádio, perante o Atlético-MG, contra 33 do rival.

O último duelo entre Atlético-MG e Palmeiras no Mineirão foi em 2022, pela 28ª rodada do Brasileirão. No dia 28 de setembro daquele ano, o zagueiro Murilo - que será desfalque no domingo por conta de uma luxação no ombro - marcou o único tento da partida.

Em geral, desde o primeiro duelo em 1938, o Palmeiras leva a melhor sobre o Atlético-MG. Segundo os cálculos do Verdão, os clubes se enfrentaram 91 vezes, e o Alviverde venceu 40 partidas contra 29 do Galo, além de 22 empates. São 120 gols paulistas e 101 mineiros.

Quando joga como visitante contra o Galo, contando todas as competições e estádios, aí sim o Palmeiras passa a estar em desvantagem no retrospecto geral. São 49 jogos, com 17 vitórias palestrinas, 13 empates e 19 triunfos do Galo.