Topo

São Paulo

Derrota no clássico impediu marca histórica do São Paulo no Morumbi pelo Brasileiro

Alisson, do São Paulo, disputa bola com Gabriel Menino, do Palmeiras, em jogo pelo Brasileirão - WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Alisson, do São Paulo, disputa bola com Gabriel Menino, do Palmeiras, em jogo pelo Brasileirão Imagem: WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

13/06/2023 06h00

A derrota para o Palmeiras no clássico do último domingo (11) impediu que o São Paulo atingisse uma marca histórica no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro. Caso saísse vitorioso do Choque-Rei, o Tricolor venceria os cinco primeiros compromissos em casa no nacional pela segunda vez no século XXI.

A última vez que o time paulista conseguiu o feito foi em 2006, ano em que sagrou-se campeão e iniciou a trajetória histórica do tricampeonato seguido do Brasileirão.

Na ocasião, o time à época treinado por Muricy Ramalho triunfou sobre Flamengo (1 a 0, pela primeira rodada), Santa Cruz (4 a 0, pela terceira rodada), São Caetano (1 a 0, pela sexta rodada), Palmeiras (4 a 1, pela sétima rodada), Fluminense (1 a 0, pela nona rodada), Grêmio (2 a 1, pela 11ª rodada) e Figueirense (2 a 1, pela 12ª rodada).

Assim, o São Paulo alcançou um total de sete vitórias consecutivas atuando no Morumbi pelo Brasileirão, tendo sequência encerrada na 14ª rodada, quando foi goleado pelo Santos, por 4 a 0.

Em 2023, o Tricolor, já sob o comando de Dorival Júnior, passou por América-MG (3 a 0, pela segunda rodada), Internacional (2 a 0, pela quarta rodada), Vasco (4 a 2, pela sétima rodada) e Goiás (2 a 1, pela oitava rodada) - todos no Estádio Cícero Pompeu de Toledo -, até ser derrotado pelo rival alviverde nesse domingo.

Além disso, esta foi o segundo revés seguido da equipe no Brasileirão - perdeu para o Grêmio, em Porto Alegre, no último dia 4. No campeonato de 2022, isso aconteceu quatro vezes, sendo a última delas já nos compromissos finais - perdeu para Fluminense e Internacional nas 36ª e 37ª rodadas, respectivamente.

Em contra partida, tal marca negativa não pintou na campanha campeã de 2006, em que o plantel são-paulino obteve apenas quatro derrotas em todas as 38 rodadas.

Por fim, de folga até quarta-feira, o elenco tricolor retorna para sequência de uma semana de treinamentos em decorrência da paralisação da Data Fifa. O São Paulo, então, volta aos gramados no dia 21 de junho, uma quarta-feira, às 19 horas (de Brasília), contra o Athletico-PR, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbi, a fim de quebrar a sequência sem triunfos no nacional.

São Paulo