Topo

Seleção terá oito jogos até o fim do contrato de Ancelotti com o Real; veja quais

Vini Jr, do Brasil, comemora seu gol no amistoso contra Guiné - Albert Gea/Reuters
Vini Jr, do Brasil, comemora seu gol no amistoso contra Guiné Imagem: Albert Gea/Reuters

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

18/06/2023 08h00

A CBF está confiante em um acerto com Carlo Ancelotti para o comando da seleção brasileira. Para ter o italiano como técnico, no entanto, é preciso esperar o término do seu contrato com o Real Madrid. O acordo vai até o final de junho de 2024, e o comandante já afirmou que não sai antes.

Neste período, a seleção vai entrar em campo oito vezes, sem contar com o amistoso contra Senegal nesta terça-feira. Desses embates, seis serão válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Ou seja, a equipe jogaria um terço da competição sem treinador. Vale lembrar que, a partir desta edição, seis seleções se classificam ao Mundial de foram direta, enquanto a sétima disputa uma vaga na repescagem.

O Brasil estreia no torneio em setembro, em casa, contra a Bolívia e, no mesmo mês, enfrenta o Peru, como visitante. Em novembro, há um clássico contra a Argentina, em solos brasileiros.

Além disso, há dois amistosos programados. Um será contra a Espanha, em Madri. O outro ainda não tem adversário definido. Ambos serão em março de 2024.

Veja o calendário da seleção:

Junho de 2023

20/06 - Senegal, em Portugal - amistoso

Setembro de 2023

Bolívia, em casa - Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo

Peru, fora de casa - Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo

Outubro de 2023

Venezuela, em casa - Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo

Uruguai, fora de casa - Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo

Novembro de 2023

Colômbia, fora de casa - Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo

Argentina, em casa - Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo

Março de 2024

Espanha, em Madri - amistoso

Amistoso sem adversário definido

Situação atual

A seleção brasileira não tem um técnico efetivo desde a saída de Tite após o fim da Copa do Mundo de 2022. No momento, a equipe é dirigida por Ramon Menezes, que comanda o sub-20.

Carlo Ancelotti é o plano A da CBF. Recentemente, Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, exaltou o técnico. O mandatário rotulou o italiano como um dos melhores do mundo e revelou a preferência dos jogadores.

"Nós temos ele (Ancelotti) como um dos melhores treinadores de futebol do mundo. Não só por ser um vencedor em tudo aquilo que ele tem se colocado, mas ele também é, conforme as palavras de todos os atletas que jogam com ele, é a pessoa mais ideal, que gostariam de estar treinando de estar treinando e aprendendo com ele. É um grande gestor de grupos", declarou.

"Os atletas que jogaram com ele têm saudades e elegem ele como melhor treinador que teve na carreira. Aqueles novos que ainda sonham crescer no futebol, gostariam de ter um treinador como Ancelotti", continuou.

A expectativa é que Ednaldo Rodrigues realize um pronunciamento no final deste mês para revelar o acordo com Ancelotti e como funcionará este período de transição.

Ainda sob o comando do interino Ramon Menezes, a Canarinho volta a campo na terça-feira, quando encara Senegal, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em Portugal. A bola rola a partir das 16 horas (de Brasília).

A CBF acertou em esperar por Carlo Ancelotti?

Resultado parcial

Total de 3920 votos
48,62%
51,38%