Topo

Palmeiras

Derrota para o Bahia foi a primeira de Abel contra um técnico português no Palmeiras

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante o jogo contra o Bahia, pelo Brasileirão - Mauricia da Matta/Getty
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante o jogo contra o Bahia, pelo Brasileirão Imagem: Mauricia da Matta/Getty

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

23/06/2023 08h00

A derrota do Palmeiras para o Bahia marcou um feito inédito na carreira de Abel Ferreira no futebol brasileiro. Desde que chegou ao Verdão, em outubro de 2020, o técnico português sofreu, na última quarta-feira, o primeiro revés para treinadores compatriotas.

Isso porque o comandante do Tricolor de Aço é o lusitano Renato Paiva, de 53 anos. Ele foi anunciado pela equipe baiana ao final da temporada passada e acumula passagens por Benfica B-POR, Independiente del Valle-EQU e Club León-MEX.

Com isso, Abel Ferreira, portanto, demorou 17 partidas e oito adversários portugueses diferentes para sair de campo derrotado. Ao todo, foram 13 vitórias e quatro empates.

O rival mais castigado pelo técnico palmeirense foi Vítor Pereira, ex-Corinthians e Flamengo. Os treinadores se encontraram quatro vezes e o Palmeiras de Abel conquistou a vitória em todos os embates.

Logo atrás na lista vem António Oliveira, ex-Athletico-PR e Cuiabá e que enfrentou o comandante alviverde em três oportunidades, sendo derrotado em duas delas e empatando uma.

O próprio Renato Paiva era um português que sofrera com o compatriota. Enquanto ele dirigia o Del Valle, as equipes duelaram duas vezes - durante a fase de grupos da Libertadores de 2021 -, e o Verdão triunfou em ambas.

Os lusitanos que enfrentaram Abel Ferreira enquanto treinador do Palmeiras ainda conta com Luís Castro, pelo Botafogo (duas derrotas), Pedro Caixinha, pelo Red Bull Bragantino (uma derrota e um empate), Ivo Vieira, pelo Cuiabá (uma derrota), Ricardo Sá Pinto, pelo Vasco (uma derrota) e Paulo Sousa, pelo Flamengo (um empate).

Para tentar a recuperação no Campeonato Brasileiro, com chance de manter o bom retrospecto contra treinadores portugueses, Abel Ferreira e o Palmeiras voltam a campo às 16 horas (de Brasília) deste domingo, contra o Botafogo de Luís Castro, pela 12ª rodada, no Allianz Parque.

Palmeiras