Topo

Marta busca título inédito em sua sexta Copa do Mundo da carreira

Marta em ação na Copa Do Mundo Feminina de 2019 - Getty Images
Marta em ação na Copa Do Mundo Feminina de 2019 Imagem: Getty Images

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

29/06/2023 08h00

Classificação e Jogos

Na última terça-feira, a técnica da seleção brasileira, Pia Sundhage, anunciou as convocadas para a Copa do Mundo 2023, que será disputada na Nova Zelândia e na Austrália, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. Um dos nomes chamados pela sueca é a meia-atacante Marta, que participará pela sexta vez do torneio.

Apesar da história brilhante representando o país, a craque ainda não conseguiu conquistar o Mundial pela seleção. A vez que chegou mais perto foi no vice-campeonato em 2007, com uma derrota dolorida frente à Alemanha, por 2 a 0. Essa também foi a melhor performance da experiente jogadora, com sete gols em seis jogos.

Porém, Marta guarda grandes recordações na Copa do Mundo - além da oportunidade de representar o seu país no principal palco do futebol femino. Em sua última participação, a seis vezes melhor do mundo se tornou a maior artilheira entre homens e mulheres, com 17 tentos.

Assim, a jogadora tem como meta não apenas o título inédito e colocar ainda mais o seu nome na história do Brasil, como também ampliar ainda mais os seus números pela Seleção Brasileira. Em 179 jogos, foram 119 gols, sendo 13 em Jogos Olímpicos. Pela seleção, ela foi bicampeã dos Jogos Pan-americanos, em 2003 e 2007, e duas medalhas de pratas em Olimpíadas, em 2004 e 2008.

Recuperada de uma lesão no bíceps femoral da posterior esquerda, Marta não é presença certa no time titular da Seleção Brasileira. No Grupo F, as comandadas de Pia terão como adversárias: França, Jamaica e Panamá (rival na estreia, no próximo dia 24, às 8h (de Brasília).