Topo

Palmeiras

Paulo Nobre cobra Palmeiras após polêmica: "Só montar grande time não basta"

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

03/07/2023 14h52

Ex-presidente do Palmeiras, Paulo Nobre se manifestou após a polêmica entre o clube alviverde e a CBF, externada publicamente nesta segunda-feira (3) após críticas do auxiliar técnico João Martins.

Depois da partida na Ligga Arena, válida pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o português, que comandou o Verdão no lugar do suspenso Abel Ferreira, detonou a arbitragem nacional e apontou que "é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar (o Brasileirão) dois anos seguidos". Além disso, Martins declarou que "na Europa, não veem jogos do Brasileiro porque parece mais teatro do que futebol".

A fala gerou uma resposta contundente da CBF. Na manhã desta segunda-feira (3), a entidade nacional acusou o auxiliar de xenofobia, criticou pesadamente as declarações e reiterou que irá ao STJD "para que ele (João Martins) revele qual seria o esquema ou o sistema no futebol brasileiro que não permite que o melhor vença". O Palmeiras logo contra-atacou. Em extensa nota, o Verdão defendeu o auxiliar, pediu isonomia, apontou agressividade da CBF e questionou a entidade em oito pontos diferentes, voltando a citar erros de arbitragem contra a equipe.

Nas redes sociais, Paulo Nobre demonstrou concordar com o auxiliar técnico e pediu para que a diretoria atual do Palmeiras "faça bastidor".

"A grande verdade é que só montar um grande time não basta no Brasil, pois o mesmo esforço que jogadores e CT têm que ter nos treinos e nos jogos, é necessário ter fora de campo nos bastidores. Não para seu time ser beneficiado, mas simplesmente para não ser tão prejudicado! Caso contrário, 'o sistema' tenta democratizar e socializar a esportividade tentando evitar que um time tenha muita hegemonia", apontou o ex-mandatário.

"Fazer bastidor é trabalhar na prevenção de um mal, e, se isso for feito apenas depois do prejuízo causado, o leite já terá sido derramado! É um trabalho chato e semanal... a FPF fica ao lado da Academia de Futebol e a CBF fica a 40 min de voo, pousando em Jacarepaguá", indiciou Nobre.

Confira o que disse Paulo Nobre na íntegra

"Concordo com tudo que o excelente Auxiliar Técnico João Martins desabafou ontem! O futebol brasileiro (não os jogadores) é motivo de chacota aqui na Europa pela péssima organização, pela complacência da fraquíssima arbitragem sem critérios e pela nossa ilusão de termos o campeonato mais competitivo do mundo! Com relação a essa pluralidade de times vitoriosos, se analisarmos a fundo, encontraremos muitas situações estranhas a respeito da normalidade e transparência dentro de campo! E tudo acaba caindo no esquecimento e se banalizando sob a justificativa de que "são coisas do futebol"!

A grande verdade é que só montar um grande time não basta no Brasil, pois o mesmo esforço que jogadores e CT têm que ter nos treinos e nos jogos é necessário ter fora de campo nos bastidores, NÃO PARA SEU TIME SER BENEFICIADO, mas simplesmente para não ser tão prejudicado! Caso contrário, "o sistema" tenta democratizar e socializar a esportividade tentando evitar que um time tenha muita hegemonia.

O Abel está corretíssimo hoje em dizer "contra tudo e contra todos", pois no momento somos a bola da vez e nosso sucesso incomoda muita gente, e, além de termos que lutar esportivamente para vencer os motivados adversários, nós deveríamos também trabalhar nos bastidores para não sermos engolidos pelo sistema.... Só que essa função não cabe ao Abel, ao João Martins nem à CT!

Fazer bastidor é trabalhar a prevenção de um mal, e, se isso for feito apenas depois do prejuízo causado, o leite já terá sido derramado! É um trabalho chato e semanal... A FPF fica ao lado da Academia de Futebol e a CBF fica a 40 min de voo, pousando em Jacarepaguá.

Que Deus nos proteja, pois, depois dos acontecimentos nos últimos 3 jogos do Brasileirão, só rezando mesmo!"

Palmeiras