Marcelo é expulso, mas Fluminense arranca empate do Argentinos Juniors pela Libertadores
O Fluminense estreou nas oitavas de final da Copa Libertadores nesta terça-feira, diante do Argentinos Juniors, no Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires, na Argentina. O duelo foi dramático e terminou com um empate em 1 a 1, gols de Ávalos para os argentinos, e de Samuel Xavier para os brasileiros.
Com o resultado, as duas equipes ficam em igualdade para o duelo da volta. O jogo decisivo pela vaga nas quartas de final será na próxima terça-feira, dia 8 de agosto, às 19 horas (de Brasília), no Maracanã. Mas, antes do compromisso pela competição continental, o Tricolor Carioca tem uma pedreira no sábado pelo Campeonato Brasileiro. Também no Maracanã, a equipe vai receber o Palmeiras, pela 18ª rodada do Nacional, de pontos corridos.
O jogo entre Argentinos Juniors e Fluminense
A partida no Estádio Diego Armando Maradona começou com o time da casa controlando a posse de bola e pressionando o Tricolor carioca. Logo aos três minutos o VAR foi acionado para verificar um possível pênalti contra o Flu, mas o árbitro mandou seguir o jogo.
Os argentinos chegaram ao primeiro gol aos 12 minutos. Cruzamento da esquerda, Ávalos desviou de cabeça e a bola sobrou do outro lado para Bittolo, que devolveu, também de cabeça. O artilheiro argentino bateu de voleio e Fábio não conseguiu alcançar.
Com a desvantagem no placar, o Fluminense cresceu em campo na busca pelo empate. Os comandados de Fernando Diniz passaram a dominar o meio de campo e a posse de bola. Aos 22, o Flu criou sua melhor oportunidade da etapa inicial. André enfiou para Cano, que entrou livre na cara do goleiro e tentou sair pela esquerda mas escorregou.
O Argentino Juniors reagiu e passou a explorar os contra-ataques em velocidade. Num desses lances, aos 36, a bola foi recuperada na linha média e Gondou conduziu até a área e rolou para Ávalos. O camisa nove desperdiçou uma chance incrível ao tocar em cima de Fábio, que saia para interceptar o lance.
Fábio salvaria o Flu mais uma vez aos 47 em chute de Bittolo, de dentro da área.
Tricolor Carioca busca empate na etapa final
O Flu voltou mais ligado para o segundo tempo, mas o Argentino não se intimidou e o jogo ficou mais aberto. Aos 8, Samuel Xavier avançou pela direita e tocou para André. O volante chutou cruzado e rasteiro da entrada da área e acertou a trave oposta. A bola voltou para ele, que tentou de primeira mas a finalização foi por cima do travessão.
Dois minutos depois, o que não estava fácil para a equipe brasileira ficou ainda mais difícil. Marcelo dominou a bola na esquerda da defesa e, ao driblar com categoria o zagueiro Sánchez, pisou sem intenção na perna do adversário, provocando uma forte torção. Percebendo a gravidade da lesão, o próprio brasileiro parou o lance. Abalado emocionalmente, Marcelo recebeu o cartão vermelho pela falta e o Flu ficou com um a menos em campo.
Mesmo em desvantagem numérica, o Tricolor continuava lutando e teve boa chance aos 20. Keno recebeu na entrada da érea e bateu rasteiro no pé da trave de Arias.
O confronto teve outra mudança aos 30 minutos. Diogo Barbosa foi lançado por Cano e antes de entrar na área foi atingido pelo goleiro Martín Arias. A falta foi marcada e o o arqueiro recebeu o cartão vermelho. Como já tinha realizado as cinco substituições, o técnico Gabriel Milito teve de improvisar o meia Heredia no gol.
Fernando Diniz fez mais duas substituições e botou o time para frente. O jogo, porém, caiu de nível com as duas equipes muito mudadas e com dez em campo. O Argentino, empurrado pela sua torcida, tentava gastar o tempo, mas após boa tabela do ataque, a bola sobrou para Samuel Xavier. O lateral arriscou de longe, acertou o ângulo e o improvisado Heredia não chegou.
Os argentinos tentaram pressionar no fim, mas, satisfeito com o empate fora de casa, o Tricolor soube segurar o resultado e quase marcou o gol da virada no último minuto dos acréscimos, mas o lance foi anulado por impedimento de Diogo Barbosa.
FICHA TÉCNICA
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberARGENTINOS JUNIOS 1 X 1 FLUMINENSE
Local: Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires (Argentina)
Data: 1 de agosto de 2023 (Sábado)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Piero Maza (Chile)
Assistentes: José Retamal (Chile) e Alejandro Molina (Chile)
VAR: Rodrigo Carvajal (Chile)
Cartões amarelos: Villalba, Di Cesare (Argentinos); Felipe Melo (Flu)
Cartões vermelhos: Martín Arias (Argentinos); Marcelo (Flu)
Gols:
ARGENTINOS JUNIORS: Ávalos, aos 12 min do 1º tempo
FLUMINENSE: Samuel Xavier, aos 41 min do 2º tempo
ARGENTINOS JUNIORS: Martín Arias, Luciano Sánchez (Minissale), Di Cesare e Lucas Villalba; Javier Cabrera, Federico Redondo, Franco Moyano, González Metilli (Matías Vera) e Bittolo (Rodrigo Cabral); Gondou (Heredia) e Gabriel Ávalos (Verón)
Técnico: Gabriel Milito
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Martinelli) e Marcelo; André, Lima e Paulo Henrique Ganso (Diogo Barbosa); Jhon Arias (Yony González); Keno (Leo Fernández) e Germán Cano
Técnico: Fernando Diniz
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.