Diniz justifica Gerson na Seleção, celebra volta de Vini Jr. e defende manutenção de Richarlison

Neste sábado, Fernando Diniz convocou a Seleção Brasileira para a sua segunda data Fifa. O técnico promoveu uma novidade na lista de 23 jogadores. O volante Gerson foi chamado para compor o elenco que vai enfrentar a Venezuela e o Uruguai. Em entrevista coletiva, ele justificou a escolha pelo atleta do Flamengo.

"É uma das convocações mais fáceis para mim. É um dos jogadores que eu mais vi atuar fora os do Fluminense. Jogou muitas vezes contra o Flamengo. Fora os jogos como adversário, eu tive que estudar muito o Flamengo. O Gerson tem jogado constantemente bem. Ele está sendo constante. É um jogador bem acima da média e tem muito a ver com o que penso de futebol", disse.

"O Gerson é um jogador com muita mobilidade. Ele já jogou de volante, de médio pela esquerda, pela direita e mais para frente. É uma das características das equipes que eu monto. É um jogador muito técnico e forte. E vejo uma mudança muito positiva nele. Ele está muito competitivo, combativo, sempre tentando no limite ajudar sua equipe. Convoco ele com muita tranquilidade. Está fazendo muito por merecer", completou.

Além disso, Vinícius Júnior está de volta após ser cortado na última convocação. O atacante está recuperado de uma lesão muscular sofrida no começo de agosto.

"Enxergo ele como um grande protagonista. Ele é um grande protagonista do futebol mundial. Não entendo como ele ficou fora da lista dos melhores do mundo. É um grande personagem para a sociedade, por tudo que ele passou. Ele, além de jogador, representa muito como pessoa para nos aqui", disse o comandante.

Outro nome que chama atenção é Richarlison. O atacante recebeu diversas críticas nos jogos contra Bolívia e Peru, mas foi mantido na lista de Diniz. O treinador afirmou que o jogador do Tottenham está em evolução e defendeu a sua manutenção.

"Foi um critério técnico. O Richarlison jogou mal? A gente não para para pensar. Ele teve chances, mas a bola não entrou. Ele não jogou mal em nenhum dos dois jogos. Ele jogou bem. Contribui na marcação, acertou a maioria das paredes e tabelas, mas não teve felicidade de fazer gol. Ele teve participações que justificam a convocação. No Tottenham ele também está melhorando", analisou.

Lucas Paquetá, por sua vez, segue de fora. O meia do West Ham agrada Fernando Diniz. mas está sendo investigado por pela Federação Inglesa de Futebol (FA) por um suposto envolvimento em apostas esportivas

Continua após a publicidade

"É um jogador que eu adoro. As pessoas adoram ele também. É uma pessoa muito fácil de se tratar. Esperamos que tudo ocorra bem. É o momento que ele possa resolver. Torcemos para que esteja perto do fim e que possamos convocar ele o mais rápido possível", declarou.

A Seleção encara a Venezuela no dia 12 de outubro, às 21h30 (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, pela terceira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo e 2026. Já no dia 17, o desafio é contra a seleção uruguaia, às 21 horas, no Estádio Centenário, em Montevidéu, pela quarta rodada do torneio.

A equipe de Fernando Diniz está com 100% de aproveitamento na corrida por uma vaga no Mundial. O Brasil goleou a Bolívia por 5 a 1, em Belém-PA, e superou o Peru por 1 a 0, em Lima. Com isso, o time está na liderança, com seis pontos.

Veja outros trechos da coletiva de Diniz

Torcida

"Acredito que sim, nossa participação em Belém foi fantástica. O público conseguiu ser agraciado com um bom jogo e muita disposição dos jogadores. Foi um pontapé inicial para o agente se aproximar dos torcedores. Gostamos de ganhar jogos e se emocionar quando vê o seu time jogando bem e se integrando. Isso aconteceu, em especial em Belém. Cumprimos nosso objetivo de emocionar os jogadores"

Continua após a publicidade

Neymar

"Eu quero que ele seja o melhor Neymar possível e que ele escreva as melhores páginas dele no futebol. Acho muito possível. Ele mostra muito ânimo. É sempre um privilégio ter o Neymar. Demora muito para nascer outro jogador como o Neymar. A Seleção Brasileira é a casa dele desde 2011. É um ambiente que faz muito bem para ele e ele faz bem para o ambiente também"

Análise da primeira data Fifa

"A equipe teve muito mais pontos positivos do que negativos. Embora o pouco tempo, repetimos o máximo que dá. Com o tempo, vamos ganhar mais entendimentos do que penso de futebol. Embora os jogadores tenham sido impecáveis na hora de absorver as ideias e colocar dentro de campo. Contra a Bolívia andou de uma maneira muito positiva e coerente. Contra o Peru, esperávamos um jogo diferente, uma rivalidade que já existe, um campo alto e seco, um pouco de cansaço e alguns erros que jogamos de maneira equivocada em alguns momentos.  Acho que vamos conseguir melhorar. Uma crítica que faço a mim, contra o Peru, demorei muito para mexer no time. Estava envolvido no jogo e não vi o relógio. Mexeria antes. Eu não tenho obrigatoriedade para mexer, é para melhorar o jogo. Eu teria colocado os mesmos jogadores que coloquei um pouco antes"

Vitor Roque

"Desejo melhorar rápidas. É um dos grandes talentos do Brasil. Tem um futuro brilhante pela frente. Vai fazer uma grande carreira na Europa e na Seleção. Conheço bem ele. Já enfrentei ele algumas vezes. Vamos estar sempre acompanhando"

Continua após a publicidade

Casemiro

"É um jogador extremamente importante, é uma das grandes lideranças do nosso time, um jogador técnico, um exemplo dentro da Seleção. Espero ajudá-lo para ele ter vida longa na Seleção e ajudar a sua dinâmica do seu jogo. É um craque da sua posição, conhece como poucos. A bola passa muito pelos pés dele. É muito importante que seja um jogador com a categoria dele. É um jogador que queremos que esteja conosco por muito tempo"

Deixe seu comentário

Só para assinantes