São Paulo x Flamengo: quantas vezes quem decidiu em casa foi campeão da Copa do Brasil?

O São Paulo conquistou, através do sorteio, o direito de decidir a Copa do Brasil contra o Flamengo no Morumbi. O segundo jogo da final nacional será neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio são-paulino.

Geralmente, contar com o fator casa para a partida de volta de algum confronto é visto como uma ligeira vantagem. Se a equipe largar na frente no duelo de ida, terá mais facilidade para administrar o resultado. Caso saia atrás, o time terá a força de sua torcida para reverter o placar.

Foi exatamente assim que o Tricolor garantiu vaga na final da Copa do Brasil neste ano. Depois de perder a primeira semifinal para o Corinthians, em Itaquera, a equipe de Dorival Júnior recebeu mais de 62 mil torcedores que ajudaram a empurrar o time rumo à virada.

Até mesmo o atacante do São Paulo, Calleri, admitiu que estava torcendo para que a equipe decidisse a final diante de sua torcida, no Morumbi. Mas, afinal, jogar a segunda partida em casa faz diferença? Segundo o histórico de finais da competição nacional, não.

Ao longo de 34 decisões disputadas na história da Copa do Brasil, a maioria dos campeões fez o jogo de volta fora de casa. Foram 19 títulos para times que decidiram o torneio como visitante - equivalente a 56%.

Já as equipes que atuaram como mandante na segunda partida das finais ficaram com o troféu em 15 oportunidades (44%).

Desta vez, o São Paulo venceu um Flamengo em crise no primeiro jogo, por 1 a 0, no Maracanã, e precisa de um simples empate para vencer o título inédito. São esperados mais de 60 mil são-paulinos no Morumbi.

Disputando sua segunda final da Copa do Brasil - a outra foi em 2000, quando perdeu para o Cruzeiro - o Tricolor pode voltar a ser campeão nacional após 15 anos. O último título da equipe deste escalão foi em 2008, quando ergueu o sexto troféu do Campeonato Brasileiro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes