Topo

Promessa de Yuri Alberto, bombas atiradas e mais: relembre último clássico entre Corinthians e Santos

29/10/2023 06h30

O último clássico disputado entre Corinthians e Santos, válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, foi muito movimentado desde antes de a bola rolar. Em um cenário não muito diferente do jogo deste domingo, as equipes chegavam muito pressionadas pelos seus torcedores e, no final das contas, o Timão levou a melhor. A Gazeta Esportiva relembrou alguns tópicos importantes do confronto disputado na Vila Belmiro, no dia 21 de junho.

Treinadores pressionados

Relacionadas

Odair Hellmann, que estava no Santos, e Vanderlei Luxemburgo, que dirigia o Corinthians, chegaram muito pressionados para o clássico do primeiro turno. O Peixe, na época, vinha de uma sequência de oito jogos sem vencer, com cinco empates e três derrotas. Após um início de Brasileiro promissor, a equipe não conseguia jogar bem e manter uma regularidade no torneio.

Já pelo lado do Corinthians, o cenário também pouco animava. O time de Luxa havia sido eliminado na fase de grupos da Copa Libertadores após perder por 3 a 0 para o Independiente del Valle. Além disso, o Timão vinha de um empate em 1 a 1 com o Cuiabá, deixando a Fiel Torcida preocupada quanto ao futuro da equipe na liga nacional. O Time do Povo se encontrava na 16ª posição, com nove unidades.

Protesto de corintianos em hotel

Na noite de terça-feira, um dia antes do clássico, a delegação do Corinthians foi recebida com hostilidade por um grupo de torcedores em frente ao hotel em Santos e, por não sentir segurança, decidiu retornar a São Paulo.

Posicionado na calçada, enquanto gritava "vamos jogar bola", o grupo de torcedores bateu na lataria do veículo. Os torcedores também gritaram "joga por amor ou joga por terror" e "elenco de c..., desce do busão".

O grupo corintiano viajou para Santos no próprio dia do jogo, com policiamento reforçado em volta do ônibus.

Vitória do Corinthians com "Lei do ex"

A partida ficou marcada por uma vitória sem sustos do Corinthians. Mesmo atuando fora de casa, o Timão controlou o jogo e triunfou por 2 a 0, com gols de Yuri Alberto e Ruan Oliveira. O camisa 9 colocou em prática a tradicional "Lei do ex", já que foi formado no Peixe e deu seus primeiros passos no futebol profissional na Vila Belmiro.

Bombas atiradas no gramado por santistas

O clássico entre Santos e Corinthians foi encerrado por volta dos 40 minutos do segundo tempo por conta de bombas e sinalizadores atirados no gramado da Vila Belmiro. A torcida santista decidiu protestar antes do apito final por conta da derrota do Peixe para o rival.

Com o clima hostil, os jogadores do Corinthians voltaram ao vestiário, enquanto os atletas do Peixe ficaram no circulo central do gramado. O árbitro Leandro Pedro Vuaden encerrou a partida mais cedo.

Os fogos arremessados levantaram muita fumaça no campo e, durante os protestos, a torcida santista gritou em coro contra o presidente Rueda, os jogadores do Alvinegro Praiano e o técnico Odair Hellmann.

O conflito gerado na reta final de partida rendeu ao Santos uma punição do STJD de oito jogos com portões fechados, além de uma multa de R$ 80 mil. Do lado de fora do estádio, santistas também entraram em conflito com a Polícia Militar, que utilizou gás de pimenta para dispersar a confusão.

Promessa de Yuri Alberto

Após o confronto, quando todo os torcedores já haviam deixado a Vila, Yuri Alberto cumpriu uma promessa devido ao gol marcado e atravessou o gramado da Vila Belmiro de joelhos. O atleta não anotava um tento há 10 partidas.

Clássico deste domingo

Para o jogo deste domingo, os times novamente chegam pressionados. O clássico é decisivo pensando em distanciamento da zona de rebaixamento, já que o Timão está na 14ª posição, com 36 pontos, enquanto o Santos se encontra na 16ª colocação, com 33 unidades.

O que amenizou o clima foi o fato das equipes virem de resultados positivos no Brasileirão. Enquanto o Corinthians venceu o Cuiabá na Arena Pantanal, o Santos bateu o Coritiba na Vila Belmiro.

A bola rola para os rivais às 18h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Promessa de Yuri Alberto, bombas atiradas e mais: relembre último clássico entre Corinthians e Santos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte