Topo

Abel Ferreira completa três anos no comando do Palmeiras nesta segunda-feira; relembre números e conquistas

30/10/2023 18h01

Nesta segunda-feira, o técnico Abel Ferreira está completando três anos no comando do Palmeiras. O português deixou o cargo de treinador no PAOK (Grécia) para assumir o Verdão e não decepcionou. Se destacando desde os tempos de futebol europeu, não foi diferente ao chegar no Brasil e levou o Alviverde ao topo das Américas novamente.

Anunciado no dia 30 de outubro de 2020, Abel chegou para substituir Vanderlei Luxemburgo. Em péssima fase, Luxa deixou a equipe após uma sequência de maus resultados no Campeonato Brasileiro. Com isso, o treinador europeu assumiu. Desde sua estreia, no dia 5 de novembro daquele ano, o comandante mostrou a que veio.

Relacionadas

É possível dizer que Abel Ferreira fez história no comando do Palmeiras e transformou a equipe, dominando tanto o futebol brasileiro como o sul-americano. Como técnico do Verdão, o português esteve à beira do gramado (ou nos bastidores) em 238 jogos. O treinador levou o time a 137 triunfos, com 53 empates, e sofreu apenas 48 derrotas, segundo dados do Sofascore.

Além do número expressivo de vitórias, Abel Ferreira se destaca, principalmente, pelos títulos conquistados com o Palestra Itália. Foram oito troféus em três anos de clube. Foi no Palmeiras, inclusive, que ele teve sua primeira conquista como comandante.

Desde 2020 no comando, Abel Ferreira levou o Palmeiras a oito grandes conquistas. Foram duas Libertadores (2020 e 2021), um Campeonato Brasileiro (2020), uma Copa do Brasil (2020), uma Supercopa do Brasil (2023) e uma Recopa Sul-Americana (2022).

Ainda assim, o técnico europeu ainda não conseguiu conquistar o que grande parte da torcida almeja: o Mundial de clubes. O treinador teve duas chances: em 2021, foi eliminado na semifinal pelo Tigres (México). Já em 2022, chegou à decisão, mas perdeu para o Chelsea (Inglaterra) e amargou o vice-campeonato.

Com seu lema "cabeça fria, coração quente", Abel Ferreira tem contrato com o Verdão até 2024 e segue com o mesmo objetivo: colocar o Palmeiras no topo. Apesar de ter tido suas crises e polêmicas no comando da equipe, o técnico ainda é muito apoiado pelos torcedores palmeirenses - seja nas vitórias ou nas derrotas.

O principal objetivo do português, agora, é perseguir o Botafogo na luta pelo Campeonato Brasileiro. O Alviverde tem importante confronto direto com o Glorioso nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos, em compromisso válido pela 31ª rodada. O Palmeiras ocupa a vice-liderança, com 53 pontos, enquanto o Fogão é o primeiro, com 59 marcadores.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Abel Ferreira completa três anos no comando do Palmeiras nesta segunda-feira; relembre números e conquistas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte