O ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, foi banido pela Fifa por três anos pelo beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso, na final da Copa do Mundo feminina. A decisão foi comunicada pelo Comitê Disciplinar da entidade hoje (30). Antes, ele já estava suspenso provisoriamente por 90 dias.
"A FIFA reitera o seu compromisso absoluto de respeitar e proteger a integridade de todas as pessoas e de garantir que as regras básicas de conduta cívica sejam respeitadas", declarou a entidade em comunicado.
Segundo a decisão, Rubiales violou o artigo 13 do Código Disciplinar da Fifa, referente ao "comportamento ofensivo e violações dos princípios do fair play". O ex-presidente da Federação Espanhola tem até dez dias para recorrer à punição imposta pela Fifa.
Por conta da pressão pela repercussão do caso, ele optou por renunciar o cargo de mais prestígio do futebol espanhol dias após dizer que não deixaria o posto. Além dele, o técnico Jorge Vilda também saiu, sendo substituído por Montse Tomé.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.