Palmeiras perdeu apenas 3 vezes para o Botafogo desde 2016; veja retrospecto

Na noite de amanhã (1°), o Palmeiras terá um difícil desafio pela frente no Campeonato Brasileiro - e precisa vencer se quiser seguir sonhando com o título. O Verdão visita o Botafogo, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos (RJ), pela 31ª rodada do torneio nacional.

O Palmeiras se apoia em dois grandes fatores para voltar para São Paulo com os três pontos na bagagem: a sequência positiva de três vitórias na competição e o retrospecto favorável diante da equipe do Rio de Janeiro nos últimos oito anos.

O Alviverde sofreu apenas três derrotas para o adversário desde 2016 - sendo duas como visitante. O primeiro revés aconteceu após a subida da equipe carioca para a Série A - no dia 31 de julho de 2016, o Verdão perdeu por 3 a 1, pela 17ª rodada do torneio nacional, no estádio Luso-Brasileiro (RJ). Neilton (2x) e Camilo fizeram para o Glorioso e Erik diminuiu para o Palmeiras.

O Palmeiras teve em campo: Vagner; Edu Dracena, Vitor Hugo, Zé Roberto e Jean; Thiago Santos, Cleiton Xavier e Moisés; Róger Guedes, Erik e Leandro Pereira. Dudu, Rafael Marques e Thiago Martins deixaram o banco de reservas para entrar no gramado no segundo tempo.

A segunda derrota aconteceu ainda durante a pandemia de covid-19, em compromisso válido pela 14ª rodada do Brasileirão, no dia 7 de outubro, no Nilton Santos. Pedro Raul e Caio Alexandre fizeram os gols do Fogão. Willian Bigode descontou para os palmeirenses.

Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras entrou com os seguintes titulares naquele jogo: Jailson; Marcos Rocha, Felipe Melo, Luan e Mayke; Patrick de Paula, Bruno Henrique, Rony, Raphael Veiga e Wesley; Willian Bigode. Gustavo Scarpa, Lucas Lima, Zé Rafael, Ramires e Gabriel Veron entraram com o decorrer da partida.

Coincidentemente, a data também marcou o antepenúltimo confronto do Verdão sob o comando de Luxa. O ex-treinador do Corinthians foi demitido no dia 14 de outubro e Abel Ferreira assumiu o cargo no dia 30 do mesmo mês. Desde então, foi o português quem esteve à beira do gramado nos demais jogos contra o Botafogo.

O último réves aconteceu recentemente, nesta edição do Brasileirão, pela 12ª rodada. No dia 25 de junho, jogando em São Paulo, no Allianz Parque, o Botafogo do então treinador Luís Castro superou o Palmeiras, por 1 a 0, com um gol do atual artilheiro da competição: Tiquinho Soares. Veiga teve chance de empatar, de pênalti, mas desperdiçou a cobrança.

Desde 2016, Palmeiras e Botafogo se enfrentaram em 13 oportunidades. Neste período, o Verdão dominou: foram oito vitórias, dois empates e três derrotas. Agora, o time busca sua nona vitória contra o Fogão no últimos oito anos para seguir na cola do líder do Brasileiro e continuar sonhando com o título.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes