Topo

Em sessão abreviada por chuva em Interlagos, Verstappen crava pole para o GP de São Paulo de Fórmula 1

03/11/2023 16h15

Foi um treino de classificação equilibrado em Interlagos nesta sexta-feira (3). Na definição do grid de largada para o GP de São Paulo de Fórmula 1, no domingo, uma chuva torrencial tomou conta do circuito paulistano no fim da sessão. Melhor para Max Verstappen: o holandês da Red Bull cravou a pole-position e vai largar à frente.

O tempo de 1min10s727 foi suficiente para o piloto taurino. Charles Leclerc largará em segundo, enquanto Lance Stroll, surpreendentemente, será o terceiro. Fernando Alonso e Lewis Hamilton iniciarão a prova em quarto e quinto, respectivamente.

Relacionadas

LEIA TAMBÉM

Fórmula 1 confirma GP de São Paulo no calendário até 2030: "Interlagos simboliza tradição"

As atividades em pista para o GP de São Paulo de Fórmula 1 continuam neste sábado ? afinal, é dia de classificação para a sprint e a própria corrida curta, às 11h e 15h30, respectivamente. Por fim, no domingo, o GP de São Paulo acontece às 14h.

Como foi o treino classificatório em Interlagos:

A classificação da Fórmula 1 para o GP de São Paulo foi adiada em 15 minutos por conta de uma limpeza extra na pista, feita decorrente de detritos e pedida pela Pirelli, fornecedora oficial de pneus da categoria.

Às 15h15 (de Brasília), teve início o Q1. A primeira parte da qualificatória foi agitada: sob ameaça de chuva, as equipes logo mandaram os pilotos à pista para a garantia de tempos rápidos em condições secas.

Nesse contexto, os times colocaram pneus macios nos carros dos pilotos logo 'de cara'. Na saída dos boxes, George Russell impediu a passagem de Pierre Gasly ? e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) prometeu investigar o incidente após a sessão.

No fim, pior para a Alfa Romeo e a AlphaTauri, que tiveram seus dois carros eliminados. Logan Sargeant, da Williams, também ficou pelo caminho.

No Q2, novamente com medo da chuva, os pilotos logo foram ao autódromo. Verstappen foi o primeiro e logo resolveu a parada: 1min10s162, tempo suficiente para garantir o avanço ao Q3 e carro imediatamente recolhido aos boxes.

Pela ausência da chuva, o equilíbrio ditou o ritmo da sessão. Tanto que os dois carros de Red Bull, McLaren, Aston Martin, Ferrari e Mercedes asseguraram um lugar na última parte.

No Q3, a chuva ? ainda que leve ? enfim chegou. Com expectativa de ficar pesada a partir dos sete minutos, as equipes mais uma vez colocaram os carros à pista assim que possível.

Nove pilotos conseguiram cravar tempo em condições secas. A exceção foi Oscar Piastri, que escapou na última curva antes da subida para a reta principal devido aos gotejos e ao escorregadio circuito.

Faltando quatro minutos para o fim da classificação, um temporal tomou conta de Interlagos. A FIA determinou bandeira vermelha e informou que a sessão não seria retomada: assim sendo, Verstappen cravou a pole-position, com Leclerc em segundo e Lance Stroll em terceiro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em sessão abreviada por chuva em Interlagos, Verstappen crava pole para o GP de São Paulo de Fórmula 1 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte