Palmeiras: Weverton volta a defender um pênalti com bola rolando após 4 anos

Weverton foi um dos heróis do Palmeiras na virada histórica diante do Botafogo, por 4 a 3, no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Quando o Fogão ainda vencia por 3 a 1, o goleiro defendeu um pênalti que foi cobrado por Tiquinho Soares, dando início à reação.

Apesar de defender algumas cobranças em disputas de pênalti, como diante do Boca Juniors, pelas semifinais da Libertadores, Weverton não defendia penalidades durante a partida há algum tempo.

O último pênalti defendido pelo goleiro com bola rolando foi em 2019, contra o Ceará, em jogo que acabou com vitória do Verdão por 1 a 0. Ele defendeu a cobrança de Bergson, que poderia ter empatado o placar. Dali em diante, o jogador sofreu 22 gols da marca da cal.

Durante este período, houve dois pênaltis desperdiçados pelo adversário, mas que não foram defendidos pelo goleiro. Foram as penalidades perdidas por Luan, em um Derby pelo Paulista de 2021, e por Hulk, nas semis da Libertadores do mesmo ano. Ambas as batidas pararam na trave.

A defesa de Weverton no pênalti de Tiquinho, aos 37 minutos do segundo tempo, influenciou diretamente para virada do Palmeiras. No lance seguinte, Endrick marcou um gol e diminuiu o placar para 3 a 2.

Mais tarde, Flaco López e Murilo ainda iriam às redes para virar a partida. Com a épica vitória, o Verdão reduziu a vantagem do Botafogo para três pontos na liderança do Brasileirão. Ao término do jogo, Weverton revelou como Abel Ferreira motivou a equipe no intervalo, quando perdia por três gols de diferença.

"Às vezes a gente cansa de falar do Abel, mas temos que falar de novo. Nós chegamos abatidos no vestiário depois do primeiro tempo, não é normal tomar três gols. Ele chegou para a gente e falou: 'Pior do que isso, vocês não vão fazer. Já perdemos o primeiro tempo, vamos ganhar o segundo'. E nós ficamos com isso na cabeça. Era fazer um gol para voltar a confiança e a gente conseguir essa virada histórica", contou o goleiro.

O Palmeiras volta a campo neste amanhã (4), quando enfrentará o Athletico-PR, na Arena Barueri, às 21h30 (de Brasília). Se vencer, o time de Abel Ferreira pode empatar com o Fogão em 59 pontos, mas a equipe carioca seguirá na ponta da tabela por conta do número de vitórias.

Quer saber tudo o que rola com o Palmeiras sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes