Mano Menezes quer Renato Augusto perto do gol adversário; entenda estratégia do técnico do Corinthians

O técnico Mano Menezes quer que o meia Renato Augusto atue perto do gol adversário. O treinador do Corinthians entende que, como o camisa 8 possui condição técnica privilegiada, o ideal é que ele jogue perto da área ofensiva, concluindo jogadas.

O Corinthians tem atuado no esquema 4-4-2, com Renato mais próximo de Yuri Alberto, como meia-atacante. Por muito tempo, o atleta de 35 anos atuou em faixa mais recuada, auxiliando a construção de jogadas próximo dos defensores.

"É necessário que ele esteja mais à frente, porque se não não temos chegada de área. O time precisa ter uma força ofensiva de acabamento das jogadas. Se Renato, que tem muita qualidade para vir embaixo armar, fizer isso a todo momento, quem vai chegar para a gente acabar a chegada? Temos Yuri, Romero, Giuliano, que também é meia, e não temos mais ninguém... Não adianta nada a gente chegar bem no último terço e não ter força para definir a jogada. Então é importante o Renato às vezes ficar nessa função de entrar na área. Ele define bem, tem qualidade de jogo. Então, repartir essas tarefas de organização também ajuda a equipe. O que mudou em relação a antes é que Giuliano também tem a capacidade de vir armar, não precisa sempre o Renato vir. A gente pode compartilhar essas responsabilidades. Importante entender que quando um está armando, o outro tem que chegar na área e vice-versa", comentou Mano Menezes em entrevista coletiva, após a vitória do Corinthians por 1 a 0 contra o Athletico-PR.

Na quarta-feira, Renato também falou sobre a função que vem desempenhando e como pode potencializar Yuri Alberto atuando mais próximo do camisa 9.

"Ele (Yuri) está podendo se movimentar mais. Eu tento ao máximo ficar próximo dele para que ele não fique isolado. No sistema temos variações e tentamos ocupar espaços para deixar o time mais compacto e evoluir. Claro que é muito pouco tempo para a gente se adaptar, mas acho que com esse tempo nós conseguimos colocar em prática aquilo que o Mano quer", comentou o camisa 8 na zona mista.

Renato é titular e homem de confiança de Mano Menezes. Nas mãos do treinador, o meia participou de oito jogos, sendo seis desde o início. A última participação de gol do jogador, no entanto, foi no final de setembro, com a assistência para Yuri Alberto no empate em 1 a 1 com o Fortaleza, pela semifinal da Copa Sul-Americana.

O futuro de Renato no Corinthians ainda é nebuloso, já que seu contrato com o clube se encerra ao final da temporada e não existe neste momento conversas por uma extensão de vínculo. O desejo do camisa 8 é seguir no Timão por pelo menos mais um ano.

O meia deve ser novamente titular no próximo domingo, quando o Corinthians visita o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro. A bola rola às 16 horas no estádio Nabi Abi Chedid,

Deixe seu comentário

Só para assinantes