Topo

Uefa anuncia organização da Bola de Ouro junto com jornal e revista a partir do próximo ano

03/11/2023 09h33

A Uefa anunciou nesta sexta-feira que passará a organizar a premiação da Bola de Ouro a partir de 2024. A decisão acontece através de uma parceria com o grupo empresarial Amaury, proprietário da revista France Football, responsável pelo troféu, e do jornal L'Équipe,

O evento esteve associado à Fifa na última década. A entidade máxima do futebol mundial, que entrega o The Best atualmente, se juntou ao veículo francês entre os anos de 2010 a 2015. Neste período, apensa Messi e Cristiano Ronaldo venceram o prêmio.

Relacionadas

Em comunicado publicado no site oficial da instituição, a Uefa afirma que o novo acordo pretende "aumentar a estatura e o alcance global dos prêmios ao mesmo tempo que promove um senso de unidade e colaboração dentro da comunidade do futebol".

Dessa forma, o grupo Amaury continua a ser o proprietário da marca "Bola de Ouro" e seguirá organizando o sistema de votação, que permanecerá inalterado e independente. A Uefa, portanto, contribuirá com a sua "experiência futebolística, comercializará os direitos comerciais globais e organizará a gala anual de prémios".

Além disso, dois novos prémios serão acrescentados à cerimônia: o(a) de melhor treinador(a) do ano, no masculino e feminino. Os demais sete troféus do evento seguirão mantidos: Bola de ouro masculino e feminino, Troféu Kopa (melhor jogador com menos de 21 anos), Troféu Yashin (melhor goleiro), Troféu Gerd Müller (artilheiro da temporada), Melhor clube masculino e feminino e Prêmio Sócrates (trabalho humanitário).

"Por quase 70 anos, a Bola de Ouro tem sido o prêmio individual de maior prestígio no mundo do futebol e é uma prova da extraordinária habilidade, dedicação e impacto das lendas do esporte e de sua marca duradoura na história do esporte. As competições de clubes e seleções nacionais da Uefa, como a Liga dos Campeões e a Eurocopa, são consideradas os palcos globais mais elevados para jogadores de elite, desempenhando muitas vezes um papel fundamental na candidatura dos jogadores a grandes honras e no seu lugar no panteão do futebol. A Uefa e a Bola de Ouro são sinônimos de excelência desportiva, por isso a nossa parceria será uma mistura natural de destaque e uma sinergia que promete ser nada menos que excepcional.", afirmou Aleksander ?eferin, presidente da Uefa.

Na última edição da premiação, realizada na segunda-feira passada (30), o argentino Lionel Messi levou sua oitava Bola de Ouro, estabelecendo um recorde no prêmio. Aitana Bonmatí foi eleita a melhor jogadora do mundo, enquanto Bellingham ficou com o Prêmio Kopa, Emiliano Martínez com o Prêmio Yashin, e Vinicius Junior com o Prêmio Sócrates. Por fim, o Barcelona foi escolhido como melhor clube feminino do mundo, e o Manchester City, o melhor masculino.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Uefa anuncia organização da Bola de Ouro junto com jornal e revista a partir do próximo ano - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte