Veja o que Mano Menezes terá que ajustar no Corinthians neste período de data Fifa

O técnico Mano Menezes tem alguns pontos para ajustar no Corinthians neste período de data Fifa, que vai até o dia 25 de novembro. Apesar da melhora recente da equipe e da vitória importante contra o Grêmio no último domingo, o Timão ainda tem problemas que precisam ser corrigidos pela comissão técnica, até visando a temporada de 2024.

Confira alguns objetivos do Corinthians nesta data Fifa:

Melhorar a administração da vantagem nos jogos

A equipe de Mano Menezes vem sendo questionada por não conseguir administrar vantagens construídas ao longo dos jogos. Entre os exemplos recentes, temos o empate por 3 a 3 com o Fluminense no Maracanã e as igualdades em 1 a 1 com Santos e Atlético-MG, em Itaquera.

Na visão de muitos torcedores, o Corinthians consegue ter volume de jogo e sair na frente das partidas, mas depois recua muito e chama o adversário para seu campo. O técnico Mano Menezes já explicou que busca resolver essa questão e que vem conversando com os jogadores sobre esse recuo excessivo.

"A gente precisa resolver esse problema tático e esse foi o teor da minha conversa com os jogadores no encerramento. Vamos resolver com mais gás ou taticamente. O time não pode abaixar o bloco inteiro como fizemos, sem jogar", disse Mano Menezes após o empate com o Galo, na última quinta-feira.

No último domingo (12), no triunfo contra o Grêmio, o Corinthians fez seu gol aos 32 minutos do primeiro tempo, com Romero, e conseguiu segurar a vantagem até o apito final, mesmo jogando grande parte do tempo com um homem a menos.

Manter um padrão de jogo bem definido

O técnico Mano Menezes entende que é importante que a equipe do Corinthians mantenha um padrão de jogo bem definido, para que não ocorra oscilações durante os 90 minutos. O treinador quer utilizar o período de treinamento para reforçar padrões de comportamento aos companheiros.

"Manter padrão, porque em alguns jogos recentes fizemos um período bom do jogo, depois oscilamos. Não é fácil fazer isso durante a competição, tendo uma pressão de pontuar. O ano e o período vão se tornando duros para o torcedor, ele vai perdendo a confiança. Quando você não está bem estruturado como time e o torcedor te apressa, é como se ele estivesse te empurrando para o abismo. Precisamos recuperar a calma do corintiano, saber que as coisas vão entrar no lugar mesmo quando o duro estiver duro. Isso que temos que trabalhar e trabalhar todo dia para melhorar um pouco. Temos limites, temos que entender isso, mas não vamos nos conformar e trabalharemos todo dia para melhorar", comentou Mano após a vitória por 1 a 0 contra o Grêmio, no último domingo.

Continua após a publicidade

Recuperar futebol de Rojas

O meia Matías Rojas tem intrigado muitos torcedores do Corinthians. O jogador chegou badalado e teve uma ótima estreia contra o América-MG na Copa do Brasil, mas depois nunca apresentou bom futebol com a camisa do Timão. Mano reconhece a qualidade do paraguaio, mas alega que ele está em processo de adaptação ao clube.

"Vejo essas coisas com bastante naturalidade. Na verdade, é a malvada da expectativa. Porque quando ela é muito alta, logo você tem a exigência que a curto prazo o jogador entre e resolva todos os problemas que a equipe vinha tendo, e é muito difícil que isso aconteça. São raros os jogadores que vêm de fora e já em um primeiro momento se encaixam bem na equipe. Geralmente, eles vão fazer isso na segunda temporada", comentou Mano após a vitória do Corinthians sobre o Athletico-PR, por 1 a 0.

Rojas tem 19 jogos com a camisa do Corinthians, sendo 11 como titular. Neste período, o jogador distribuiu duas assistências e ainda não foi às redes.

Encontrar parceiro ideal de Maycon

Mano ainda não encontrou o nome ideal para formar dupla com Maycon no setor de volantes do Timão. O treinador chegou a dar sequência para Fausto no time titular, mas o argentino começou no banco de reservas diante do Atlético-MG. O jovem Gabriel Moscardo é o principal candidato a "agarrar" a vaga, mas o técnico também pode optar por uma formação mais ofensiva, recuando Giuliano para a função.

Continua após a publicidade

Aumentar eficiência no ataque

O Corinthians de Mano tem sido comedido quando o assunto é gol. Desde o empate em 3 a 3 com o Fluminense, a equipe marcou seis gols nos últimos sete jogos. Em nenhuma oportunidade o Timão anotou mais de um tento ao longo dos 90 minutos.

Contra Santos e Atlético-MG, por exemplo, o time criou muitas chances de gol, mas pecou no arremate final. O treinador gaúcho quer que sua equipe seja mais efetiva quando fica em boas condições de ir às redes.

Quer saber tudo o que rola com o Corinthians sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes