Na estreia de Antônio Carlos Zago, Bolívia supera Peru e ganha a primeira nas Eliminatórias
Nesta sexta-feira, a seleção da Bolívia recebeu o Peru, em La Paz, em partida válida pela quinta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026. Na estreia de Antônio Carlos Zago, ex-técnico do Coritiba, os bolivianos venceram os peruanos por 2 a 0, com gols de Henry Vaca e Ramiro Vaca, no Estádio Hernando Siles.
Com o resultado, a Bolívia conseguiu somar seus primeiros pontos na competição qualificatória. Essa foi a primeira vitória da seleção após quatro derrotas consecutivas. O triunfo fez com que os bolivianos ultrapassem os peruanos e assumissem a nona colocação, com três pontos. Já o Peru figura na lanterna, com apenas um ponto.
As duas seleções ainda terão mais um compromisso antes do término da data Fifa de novembro. Pela sexta rodada das Eliminatórias, a Bolívia viaja para enfrentar o Uruguai, nesta terça-feira. A partida acontece no estádio Centenário e a bola está prevista para rolar as 20h30 (de Brasília).
O Peru, por sua vez, também não terá vida fácil na próxima rodada do torneio classificatório. Os peruanos encaram a Venezuela do santista Soteldo, também na terça-feira, mas um pouco mais tarde. O jogo acontece no Estádio Nacional do Peru, às 23 horas.
O jogo entre as seleções
As duas seleções começaram a partida se estudando muito, com um equilíbrio presente no confronto. A primeira chance real de gol saiu aos 18 minutos, com Henry Vaca. A finalização, porém, foi defendida pelo goleiro Gallese, que evitou a abertura do marcador.
Mas Vaca apareceu novamente um minuto depois e, dessa vez, colocou a bola no fundo das redes. O atacante da Bolívia recebeu bom passe e entrou na grande área pelo lado esquerdo. Apesar de estar cercado por dois marcadores, o boliviano conseguiu acertar uma linda finalização para inaugurar o placar.
Após o gol, o Peru não demonstrou muitos sinais de reação, e a Bolívia seguiu crescendo na partida. Aos 32 minutos, os donos da casa já haviam finalizado cinco vezes, ao passo que os peruanos não tinham conseguido nenhum chute ao gol.
O segundo tempo começou bem morno. O Peru não pareceu incomodado com o revés e seguiu com o mau desempenho do primeiro tempo. Enquanto isso, a Bolívia, apesar de jogar melhor, também não conseguiu se aproveitar da péssima organização defensiva dos visitantes.
Aos 22 minutos da etapa complementar, a Bolívia quase ampliou. Após cruzamento na grande área, o zagueiro peruana chegou para afastar o perigo e quase mandou contra a própria meta. Aos 28, o Peru reagiu. Advíncula superou a marcação no jogo de corpo, mas finalizou em cima do goleiro Viscarra.
Aos 41 minutos, os donos da casa chegaram ao segundo gol, mas inicialmente o impedimento foi marcado. Arrascaita recebem em velocidade e tocou para Ramiro Vaca. O jogador recebeu na meia-lua e acertou linda finalização para superar o goleiro Gallese. Após checagem do VAR, o gol foi validado.
Com 45 minutos, o árbitro assinalou pênalti para os peruanos. Reyna recebeu em velocidade e Viscarra saiu do gol para cortar. A arbitragem de vídeo, porém, entrou em ação. O juiz da partida foi ao monitor e percebeu que o camisa sete peruano simulou uma penalidade e caiu antes do toque do arqueiro rival. Assim, a cobrança foi anulada.
Deixe seu comentário