São Paulo é o time que mais concede minutos a jogadores revelados na base; Corinthians e Palmeiras integram o Top 5
Nesta quarta-feira, o CIES FootballObservatoy divulgou uma pesquisa em relação aos times que mais concedem oportunidades para atletas de suas categorias de base, em um estudo que abrange campeonatos do mundo inteiro. No Brasileirão, o São Paulo é o primeiro da lista, seguido por Corinthians, Fluminense, Athletico e Palmeiras.
Como aponta a pesquisa, o São Paulo é o time da primeira divisão do Campeonato Brasileiro que mais lançou atletas revelados na base a campo nesta temporada: 16 jogadores já atuaram com o time profissional em 33 partidas da competição, totalizando uma média de minutos equivalente a 36,5%. O Grêmio lançou a mesma quantidade de jogadores a campo, mas com uma minutagem menor (19%).
Após o Tricolor, o Corinthians aparece como o segundo time que concedeu mais minutos a atletas formados na base, com uma média de 33,9% dos minutos jogados. Fluminense (28%) e Athletico (27%) aparecem na sequência. O Palmeiras fecha o Top 5 com 24,7% de média.
Top % of minutes by club-trained* players, Europe's big-5?
? @AthleticClub 68.9%
? @OL 45.6%
? @RealSociedad 45.4%
7? ?? 2? ?? 1? ?? 0? ??????? & ?? in the top ?@CIES_Football data for 60 leagues ? ? https://t.co/TK48TqyVB4
* At least 3 years bw 15 & 21 in the employer club pic.twitter.com/TPEB1HYB3C
? CIES Football Obs (@CIES_Football) November 22, 2023
O Santos é o terceiro time que mais lançou seus jovens atletas a campo. A equipe paulista cedeu oportunidade a 15 jogadores em 34 jogos na competição. Todavia, a média de minutos equivale a apenas 23,4%, menor em relação aos clubes que formam o top 5.
Bragantino, Bahia e Goiás são os times que menos deram oportunidades a jogadores de suas bases. Além do mais, o Fortaleza é o único clube da Série A que não lançou nenhum jovem a campo na competição.
No ranking mundial, o Dínamo de Kiev lidera com uma média de 82,9% dos minutos. Nas principais ligas europeias, o Athletic Bilbao é o líder com 68,9%. O time sul-americano que mais concedeu minutos aos jovens é o Envigado, da Colômbia, com uma média que equivale a 67,8%. O São Paulo aparece na 62º posição da lista geral.
Deixe seu comentário