Verstappen vence o GP de Abu Dhabi e encerra temporada da Fórmula 1 com chave de ouro
26/11/2023 11h45
Mesmo com o tricampeonato assegurado desde outubro, no Catar, Max Verstappen continuou sendo competitivo e venceu mais uma corrida neste domingo na Fórmula 1. Desta vez, o holandês triunfou no Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Além de ter conseguido a pole, Verstappen também teve a volta mais rápida da prova, com 1min26s993. Foi a quarta vez seguida que o piloto da Red Bull Racing venceu no Circuito de Yas Marina, encerrando 2023 com 549 pontos na classificação.
Relacionadas
Quem veio logo atrás do campeão foi Charles Leclerc, que largou na primeira fila junto de Verstappen e garantiu a segunda posição. Já o terceiro foi George Russell.
Sergio Pérez, Oscar Piastri, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda, Lewis Hamilton e Lance Stroll completaram os 10 primeiros.
Na briga pela segunda colocação do Mundial de Construtores, a Mercedes conseguiu superar a Ferrari e assegurou o vice, com 409 pontos a 460. A liderança foi da RBR, com 860.
Como foi a corrida
Largando na pole, Verstappen conseguiu manter a liderança na primeira volta apesar das tentativas de ataque de Leclerc. O holandês só foi deixar a ponta na 17ª volta, quando foi aos boxes para trocar os pneus e voltou em sétimo. Porém, o piloto da RBR recuperou a posição na 23ª volta.
Na briga pelo pódio, vários pilotos ocuparam a segunda colocação depois que Leclerc foi para os boxes. No entanto, o monegasco recuperou a vice-liderança após a 43ª volta. Ele chegou a ser ultrapassado por Pérez, mas o mexicano recebeu uma punição por uma colisão com Norris na 47ª e terminou em quarto.
Confira a classificação final do GP de Abu Dhabi:
1º - Max Verstappen (RBR)
2º - Charles Leclerc (Ferrari)
3º - George Russell (Mercedes)
4º - Sergio Pérez (RBR)
5º - Lando Norris (McLaren)
6º - Oscar Piastri (McLaren)
7º - Fernando Alonso (Aston Martin)
8º - Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
9º - Lewis Hamilton (Mercedes)
10º - Lance Stroll (Aston Martin)
11º - Daniel Ricciardo (AlphaTauri)
12º - Esteban Ocon (Alpine)
13º - Pierre Gasly (Alpine)
14º - Alexander Albon (Williams)
15º - Nico Hulkenberg (Haas)
16º - Logan Sargeant (Williams)
17º - Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
18º - Carlos Sainz (Ferrari)
19º - Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
20º - Kevin Magnussen (Haas)