O Santos, obrigatoriamente, não disputará competições continentais nas próximas duas temporadas. Com o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro e fora da Copa do Brasil de 2024, o Peixe não terá meios para se classificar a torneios sul-americanos até 2026.
No próximo ano, o Alvinegro Praiano jogará, apenas, o Campeonato Paulista e a segunda divisão nacional. Com isso, precisa, primeiro, voltar a se classificar para o principal torneio mata-mata do país ou subir para a elite do futebol brasileiro.
Dessa forma, em 2025, o Santos terá a oportunidade de retornar ao futebol sul-americano através da conquista da Copa do Brasil, que garante vaga na Copa Libertadores, ou por meio da tabela de classificação do Brasileirão, que tem seis lugares na Liberta e outros seis na Copa Sul-Americana.
Porém, meso que consiga algum dos feitos, o clube do litoral paulista voltará a jogar um torneio continental apenas em 2026, último ano de mandato do presidente eleito, Marcelo Teixeira.
Esta será a primeira vez que o Santos ficará fora de competições continentais por duas temporadas consecutivas em sete anos. Na ocasião, o Peixe ficou de 2013 a 2016 sem disputar torneios sul-americanos.
Vale lembrar, por fim, que em 2023 o Peixe disputou a Sul-Americana, mas acabou caindo ainda na fase de grupos. O último troféu continental da equipe alvinegra foi conquistado em 2012, quando Neymar e companhia, campeões da Libertadores de 2011, venceram a Recopa Sul-Americana.
Deixe seu comentário