Motorzinho! Zé Rafael foi o jogador da Série A do futebol brasileiro com mais bolas recuperadas em 2023

O Palmeiras encerrou 2023 com a conquista de três títulos: Supercopa do Brasil, Campeonato Paulista e Brasileirão. E um jogador foi presença constante na equipe do técnico Abel Ferreira - Zé Rafael. O volante foi o jogador da Série A do futebol brasileiro com mais bolas recuperadas em 2023.

De acordo com dados da plataforma Sofascore, o atleta foi o maior ladrão de bolas do futebol nacional no ano. Ele esteve em campo em 60 oportunidades com a camisa do Verdão e teve 431 recuperações ao longo da temporada, além de ter realizado 156 desarmes.

No Campeonato Brasileiro, por exemplo, Zé Rafael teve uma média de 2.6 desarmes por partida, com cerca de quase sete recuperações por embate. O volante também não cometeu nenhum erro grave que levou a gols adversários e venceu 5.7 duelos pelo chão por jogo (49%).

No entanto, se o volante foi bem defensivamente na temporada, seus números ofensivos não foram dos melhores se comparados a outras temporadas. Nas 60 vezes em que entrou no gramado, Zé Rafael marcou três gols e deu quatro assistências.

Essa foi a segunda pior temporada do jogador no Palmeiras em participações em gols. O atleta chegou do Bahia e foi contratado pelo Alviverde em novembro de 2018. Em sua primeira temporada, teve 12 participações (sete gols e cinco assistências). Em 19/20, foram 11 (cinco bolas na rede e seis passes para gol).

Em 2020/21, Zé Rafael fez sua pior temporada em números ofensivos totais. Foram três gols e três assistências - números muito parecidos com os atuais. Enquanto no ano passado o volante teve nove participações, finalizou 2023 com apenas sete (três gols e quatro assistências).

Continua após a publicidade

Zé Rafael tinha contrato com o Palmeiras inicialmente até dezembro de 2024, mas renovou com o Verdão e estendeu seu vínculo até o fim da temporada 2025. Além do volante, o Palestra Itália também acertou as renovações do goleiro Marcelo Lomba e do lateral direito Marcos Rocha neste fim de ano.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.