Topo

Retrospectiva 2023: com muitos técnicos e problemas financeiros, Corinthians mantém seca de títulos

31/12/2023 07h00

O Corinthians se mostrou extremamente instável em 2023. O clube contou com quatro técnicos diferentes e, por mais que tenha chegado longe em duas das quatro competições disputadas, nunca mostrou sinais que poderia voltar a levantar um troféu depois de quatro anos de seca.

O 2023 do Timão começou com Fernando Lázaro no comando da equipe. Com respaldo do grupo de jogadores, o ex-analista de desempenho foi escolhido para substituir Vítor Pereira, que assumiu o Flamengo.

Relacionadas

Apesar de uma melhora no ambiente interno e algumas boas atuações na Arena, o novato treinador não suportou a pressão depois de alguns resultados impactantes. A equipe foi eliminada nas quartas de final do Campeonato Paulista para o Ituano, perdeu para o Remo por 2 a 0 na ida da terceira fase da Copa do Brasil e saiu derrotada para o Argentinos Juniors por 1 a 0, em Itaquera, na fase de grupos da Libertadores.

Para a vaga de Lázaro, a diretoria do Corinthians chefiada por Duilio Monteiro Alves escolheu o experiente Cuca. A contratação do técnico gerou muita repercussão interna e externa, já que o comandante foi condenado em 1989 sob a acusação de ato sexual com menor, na Suíça.

Por conta da forte repercussão de sua chegada, o treinador acabou pedindo para ser desligado e encerrou sua passagem pelo Corinthians com dois jogos (derrota para o Goiás e vitória contra o Remo).

Sem Cuca, a diretoria do Corinthians manteve a linha de raciocínio e optou por mais um técnico experiente: Vanderlei Luxemburgo. A passagem do treinador ficou marcada muito mais pelas suas respostas inusitadas em coletivas de imprensa do que pelo bom futebol aplicado pela sua equipe.

Mesmo assim, com Luxa, o Corinthians chegou até à semifinal da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. No torneio nacional, o Timão foi eliminado para o rival São Paulo, após vencer a ida por 2 a 1 em Itaquera e perder a volta por 2 a 0, no Morumbi.

Depois de empatar a ida da semifinal da Sula com o Fortaleza em 1 a 1, Luxa caiu. O técnico da vez passou a ser Mano Menezes, que conhece bem a "casa" e tem fama de organizar seus times. O "fato novo" não fez com o que o Timão avançasse para a decisão do torneio continental: a equipe perdeu por 2 a 0 para o Leão do Pici, na Arena Castelão.

Com Mano, o Corinthians seguiu oscilante e brigou até a antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro para se distanciar da zona de rebaixamento. Nessa reta final, a equipe chegou a perder para o Bahia por 5 a 1 em plena Neo Química Arena.

No meio dessa temporada pouco animadora, o Corinthians apresentou problemas financeiros que impactaram o futebol. O clube vendeu pilares do elenco ao longo do ano, como Murillo, Róger Guedes e Adson. O dinheiro dos negócios foi importante para evitar que a equipe sofresse transfer ban da Fifa, por exemplo, o que impediria a agremiação de contratar novos jogadores.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Retrospectiva 2023: com muitos técnicos e problemas financeiros, Corinthians mantém seca de títulos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte