Topo

Marcos Leonardo dá adeus ao Santos em sua pior fase, mas chega ao Benfica valorizado

Marcos Leonardo faz postagem após ficar fora da convocação da seleção brasileira Imagem: Reprodução/Instagram

05/01/2024 06h00

Chegou ao fim a trajetória de Marcos Leonardo no Santos. O atacante foi anunciado como reforço do Benfica, de Portugal, na noite desta quinta-feira. O garoto foi uma das grandes estrelas do Peixe ao longo de 2023, mas se despede de um jeito estranho.

Isso porque a reta final do Campeonato Brasileiro não foi como o esperado, tanto para o jogador quanto para o clube, rebaixado para a Série B. Marcos Leonardo se envolveu em uma polêmica às vésperas de uma decisão para a equipe.

A delegação santista estava pronta para viajar para Curitiba, onde enfrentaria o Athletico-PR, pela 37ª rodada do Brasileirão. Um triunfo poderia livrar o time da queda. O camisa 9, contudo, se atrasou para a viagem, assim como Jean Lucas, e demonstrou insatisfação por estar na reserva.

O episódio causou um mal-estar no Santos, que perdeu para o Furacão e, dias depois, foi rebaixado após ser superado pelo Fortaleza, em plena Vila Belmiro.

"Sem dúvida que abala o time. Foi uma situação atípica ter dois atletas chegando atrasados no momento da nossa viagem. Em nenhum momento tivemos qualquer tipo de indisciplina. E sem dúvida que causou um abalo porque você gasta energia. Aconteceu um erro e aconteceu a correção de imediato", disse o coordenador esportivo Alexandre Gallo em entrevista coletiva após a queda.

Atrelado a isso, Marcos Leonardo sofreu para marcar gols na reta final da Liga. Ele não balançou as redes em nenhum dos últimos oito compromissos do Santos. O seu último tento foi em 26 de outubro, na vitória sobre o Coritiba, pela 29ª rodada do Brasileiro.

Foram 602 minutos jogados, uma grande chance perdida, cinco chutes, sendo dois no alvo, nove passes decisivos, oito impedimentos e sete faltas cometidas nesse período, segundo dados do Sofascore.

Assim, o atacante se despede do Peixe em meio a um momento conturbado. Devido a esses episódios, muitos torcedores criticaram o atleta.

Apesar disso, o Menino da Vila chega ao Benfica com altas expectativas e muito valorizado. O jogador de 20 anos assinou um contrato válido até 30 de junho de 2029. O vínculo ainda inclui uma cláusula de rescisão no valor de 150 milhões de euros (cerca de R$ 804 milhões).

A proposta, aceita pelo presidente Marcelo Teixeira, foi de 18 milhões de euros (cerca de R$ 96,7 milhões), pela totalidade dos direitos econômicos do atleta. O Santos, por sua vez, terá ainda direito a receber uma percentagem de 10% do valor do lucro de uma futura venda.

Valorização justa

Mesmo com a saída conturbada, Marcos Leonardo honrou a camisa do Alvinegro Praiano. Ao todo, foram 168 jogos, com 54 bolas na rede e nove passes para tentos.

O centroavante passou a receber chances no time profissional na reta final do Brasileirão de 2021. Na época, Léo Baptistão se lesionou e deixou a vaga no ataque santista em aberto. A solução do técnico Fábio Carille foi resgatar Marcos Leonardo, que até então estava com dificuldades de até mesmo aparecer entre os reservas.

Apesar de ter apenas 20 anos, Marcos Leonardo também assumiu a liderança do Santos em diversos momentos complicados

Agora, portanto, o Menino da Vila parte para Portugal para começar a sua trajetória no futebol europeu, o que era o seu grande sonho.

Quer saber tudo o que rola com o Santos sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marcos Leonardo dá adeus ao Santos em sua pior fase, mas chega ao Benfica valorizado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Santos