Palmeiras não tem um jogador no topo da artilharia do Paulista há seis anos

O Palmeiras iniciará oficialmente sua caminhada na temporada de 2024 neste domingo (21). Em compromisso válido pela primeira rodada do Campeonato Paulista, o Verdão encara o Novorizontino, às 16h (de Brasília), no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi.

Tendo conquistado três títulos do estadual nas últimas cinco temporadas, o Palmeiras se destaca muito mais por sua coletividade do que pelas características individuais dos atletas. Tanto que o Alviverde não tem um jogador que termina o campeonato como artilheiro há seis anos.

O último jogador do Palmeiras a finalizar o Paulistão no topo da artilharia foi o colombiano Miguel Borja, com sete gols marcados. O atacante chegou ao clube em 2017 e foi emprestado para diversos clubes antes de ser vendido para o Junior Barranquilla em 2022.

Em 2019, Scarpa foi quem mais fez gols pelo Verdão, ficando bem longe da artilharia: marcou três tentos contra os sete feitos por Jean Mota (ex-Santos), Rafael Costa (ex-Botafogo-SP), Diego Cardoso (ex-Guarani) e Ytalo (ex-Red Bull Bragantino).

Um dos anos em que o Palmeiras teve um jogador mais próximo de acabar o Paulista como artilheiro foi 2020. Willian Bigode balançou as redes seis vezes quando o Palestra Itália foi campeão estadual pela 23ª vez. Naquela edição, o atacante, atualmente no Santos, foi superado por Ytalo, que fez sete gols.

Em 2021, Bigode não conseguiu repetir o desempenho do ano anterior e terminou com a metade dos gols que fez em 2020: apenas três. Na ocasião, o Palmeiras foi vice-campeão ser derrotado pelo São Paulo na partida de volta e Bruno Mezenga, com nove gols, acabou como artilheiro.

Foi em 2022 que o Alviverde voltou a ter um jogador na briga pela artilharia do Paulistão. Na campanha do 24º troféu, Raphael Veiga terminou com sete gols feitos, ficando na terceira posição. Calleri, do São Paulo, marcou oito vezes, enquanto Ronaldo, da Inter de Limeira, ocupou o topo com nove.

Em 2023, um atleta do Verdão também apareceu entre os artilheiros, mas sem terminar em primeiro. Rony balançou as redes seis vezes durante o 25º título da equipe no torneio; porém, ficou atrás de Bruno Mezenga, que rumou ao Água Santa e fez sete gols; e Róger Guedes, ex-Corinthians, e Galoppo, do Tricolor paulista - ambos com oito.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, nesse começo de Paulista, o Palmeiras não terá seu principal artilheiro: Endrick foi convocado por Ramon Menezes para disputar o Pré-Olímpico com a seleção dos dias 20 de janeiro a 11 de fevereiro. Com isso, Abel Ferreira terá que definir um substituto para o garoto.

Quer saber tudo o que rola com o Palmeiras sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes