Árbitro anunciará decisões do VAR ao estádio na Supercopa

A CBF anunciou, na tarde de hoje (1), uma novidade em relação à arbitragem para a Supercopa de 2024, que será disputada entre Palmeiras e São Paulo. O árbitro da partida, Bráulio da Silva Machado, vai explicar as decisões revisadas pelo VAR aos torcedores presentes no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

"Vamos inaugurar essa ferramenta de transparência. A gente entende que é um passo a mais, já trabalhamos com o telão ao vivo das revisões, com as linhas virtuais no telão e na televisão. As decisões que os árbitros tomarem através do VAR, assim como já foi feito nos Mundiais de Clubes da Fifa, os árbitros vão anunciar as suas decisões", disse Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

"A gente entende que é um avanço muito grande. Quem está no campo precisa saber. É um respeito para quem está nas arquibancadas e para quem está assistindo pela televisão. É esclarecedor e dá mais credibilidade para a figura do árbitro. Além da transparência, revelar as decisões, eu acho que humaniza a figura do árbitro e dá a ele o poder de explicação para que as pessoas entendam desde quando ele toma a decisão final", acrescentou o profissional.

A implementação da medida foi aprovada pela Fifa e, assim, os anúncios serão feitos pelo microfone que o árbitro já usa na partida, assim como foi testado recentemente nos Mundiais de Clubes. O plano da Comissão de Arbitragem é adotar a comunicação da decisão na Série A do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

Além do catarinense Bráulio da Silva Machado, a equipe de arbitragem da Supercopa contará com os assistentes Guilherme Camilo (Fifa-MG) e Rodrigo Correa (Fifa-RJ). Na cabine, o árbitro de vídeo será Wagner Reway (VAR-Fifa-SC).

Palmeiras e São Paulo duelam pelo primeiro título da temporada de 2024 neste domingo (4), às 16h (de Brasília), no Mineirão. Atual campeão, o Verdão tenta igualar o Flamengo como maior campeão do torneio, com dois troféus. Por sua vez, o Tricolor busca mais um título inédito.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.