Zagueiro joia da base do Corinthians desperta interesse de clubes europeus
O zagueiro Rafael Venâncio, tratado como joia na base do Corinthians, desperta interesse de clubes europeus e pode deixar o clube brasileiro no meio do ano. Sem ter participado da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o beque fez parte da pré-temporada com o grupo profissional no CT Dr. Joaquim Grava e foi relacionado para os dois primeiros jogos do Timão no Campeonato Paulista.
Venâncio participou da última temporada pela equipe sub-17, que se sagrou campeão paulista da categoria. O atleta assinou seu primeiro contrato profissional com o clube em maio de 2023, válido até abril de 2026.
A reportagem da Gazeta Esportiva apurou que Barcelona e Porto sinalizaram interesse no zagueiro canhoto. Como Venâncio faz 18 anos apenas em março, uma transferência para o Velho Continente seria viável apenas na janela de transferências do meio do ano.
Deco, ex-jogador brasileiro naturalizado português, é o diretor esportivo do Barcelona e mandou um scout do clube para o Brasil para analisar o desempenho de Rafael. O Porto, por sua vez, também monitora o atleta e pode avançar nas tratativas no meio do ano. A princípio, ambos os clubes observam Venâncio para as respectivas equipes B, algo normal na Europa.
O planejamento do estafe do atleta é que ele atue como titular pela equipe sub-20 do Corinthians no primeiro semestre. Na janela de transferências do meio do ano, seus agentes analisarão o mercado e buscarão saber os planos da diretoria do Timão com ele. Se o clube adotar tom cauteloso em relação à promoção para equipe de cima, a tendência é que a busca por clubes europeus interessados se intensifique.
Augusto Melo, presidente do clube, disse em várias oportunidades que faria jogo duro para negociar os ativos do clube. A ideia do mandatário é valorizar, dar espaço para os garotos no profissional e vendê-los por um preço que ele considerar justo.
Apesar do interesse de clubes da Europa em seu futebol, o "plano A" do estafe do Venâncio é que ele consiga vingar no Corinthians, aproveitando a sequência de zagueiros canhotos revelados pelo clube, como Raul Gustavo, Robert Renan e Murillo.
Até final de 2022, Venâncio atuava na base do Timão como meia pela esquerda. Quem o levou para a zaga foi Vinicius Marques, que foi treinador do zagueiro no sub-16 e, mais recentemente, esteve na comissão técnica do time que consquistou a última Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A Gazeta Esportiva apurou que o técnico Mano Menezes gostou do que viu de Venâncio ao longo da pré-temporada no CT Dr. Joaquim Grava. Além do defensor, o zagueiro Fernando Vera, o lateral direito Guilherme Pellegrin, o goleiro Matheus Roger e o volante Yago Gonçalves treinaram com o profissional nesse início de ano.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.