Diversos jornais estrangeiros, como o Telegraph da Inglaterra e o Marca da Espanha, noticiaram que a IFAB (International Football Board Association) pretende implementar um novo tipo de punição na próxima temporada: o cartão azul. O anúncio deve ser realizado pela entidade nesta sexta-feira.
O cartão azul seria aplicado em casos de faltas cínicas, aquelas que interrompem um ataque promissor, e reclamações excessivas para os árbitros. Seu efeito seria um suspensão provisória de 10 minutos fora da partida. Um exemplo dado pela entidade é a falta de Chiellini sobre Bukayo Saka, na final da Eurocopa de 2020.
Segundo Lukas Burd, membro da IFAB, essa ideia surgiu a partir do mau comportamento crescente dos atletas:
"Nós identificamos o mau comportamento dos jogadores como um problema grave para o futebol. Estamos examinando o que podemos fazer para mudar as regras do jogo. Uma expulsão programada pode ser mais persuasiva que uma advertência" contou.
Na questão de acúmulo de cartões no mesmo jogo, ele funcionaria como um cartão amarelo: se um jogador receber dois cartões azuis ou um cartão azul e um amarelo, ele está expulso. Ele deve ser testado em copas nacionais da Inglaterra, como a FA Cup masculina e feminina.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.