Palmeiras recebe ata da Fifa que reconhece a Copa Rio de 1951 como primeiro torneio mundial de clubes
02/03/2024 16h00
O Palmeiras recebeu na noite da última sexta-feira a ata juramentada e traduzida da Fifa, que reconhece a Copa Rio de 1951 como o primeira competição mundial de clubes. O documento, datado de 7 de junho de 2014, foi entregue pelo ex-ministro do Esporte Aldo Rebelo. O evento aconteceu no Palazzo Verde, museu particular do Palmeiras, próximo ao Allianz Parque.
Como mostra a data do documento citado, a Fifa já havia reconhecido a Copa Rio 1951 como o primeiro torneio mundial de clubes. O Palmeiras faturou essa taça ao vencer a Juventus no Maracanã. O Palestra venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e empatou o segundo por 2 a 2, no dia 22 de julho de 1951. O torneio reuniu também outros clubes como: Vasco, Estrela Vermelha, Sporting, Austria Viena, Olympique de Nice e Nacional-URU.
Relacionadas
No dia seguinte à conquista, a edição da A Gazeta Esportiva estampou na capa a foto do elenco alviverde e a manchete "Palmeiras Campeão do Mundo!". A capa do jornal foi exibida ao lado do taça na sala de troféus do clube, inaugurada em 2021.
Leia mais: Dossiê palmeirense mostrou ligação com a Fifa e ouviu craque da Juventus
Buscando o reconhecimento desse título, o Palmeiras montou um extenso dossiê, em 2006, com reportagens sobre a Copa Rio. No ano do centenário palmeirense e da realização da Copa do Mundo no Brasil, a ata do Comitê Executivo da Fifa foi enviada ao governo brasileiro destacando a "concordância com pedido da CBF para reconhecer o torneio entre clubes europeus e sul-americanos vencido pelo Palmeiras em 1951 como o primeiro Campeonato Mundial de Clubes".
Esse documento - 31ª reunião do Comitê Executivo da Fifa, realizada no Grand Hyatt, em São Paulo, em 7 de junho de 2014 - está disponível de forma online no site do Palmeiras.
Apesar disso, a Fifa considera, em seu site oficial, apenas os Mundiais de organização própria, que teve início em 2000.