Baloubet du Rouet vira documentário produzido pelo COB; veja detalhes
O documentário "Baloubet: drama e glória de um gladiador", sobre o cavalo Baloubet du Rouet, produzido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), foi lançado nesta quarta-feira durante o Prêmio Hipismo Brasil, em São Paulo.
Lenda do hipismo brasileiro, Baloubet conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e venceu três Copas do Mundo seguidas. O cavaleiro Rodrigo Pessoa, que montou o animal durante a carreira, estava presente no evento e falou sobre o documentário.
"O documentário relata exatamente como foi nossa história, um cavalo muito especial para mim e para o esporte brasileiro. Essa iniciativa do COB foi fantástica, de contar essa história e deixar esse legado para todo mundo poder entender essa história como foi. É importante ter esse documentário para ver daqui anos e mostrar essa história tão especial para gerações futuras do nosso esporte", disse.
Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil, também participou do evento e falou sobre a importância dessa produção.
"Esse documentário é o segundo produzido pelo COB, é a preservação da memória olímpica. Uma ideia excelente da nossa área de comunicação. Foi um sucesso. Fiquei muito impressionado com a qualidade, a história contada e a forma como foi contada", revelou o presidente.
A obra, produzida pelos jornalistas Fabricio Crepaldi e Ugo Soares Araujo, conta toda a trajetória de Baloubet du Rouet no esporte, além de mostrar outros momentos da vida do animal, como sua aposentadoria, a vida em Portugal e até o conflito entre Rodrigo Pessoa e os donos do cavalo.
O documentário será lançado no canal do YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico do Brasil nesta quinta-feira, a partir das 20 horas (de Brasília).
Matéria especial sobre Baloubet rendeu prêmios à Gazeta Esportiva
No dia em que o cavaleiro Rodrigo Pessoa desfilou como porta-bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, a Gazeta Esportiva visitou Baloubet du Rouet em Portugal para conhecer a rotina de aposentado do campeão.
A reportagem especial "À Sombra do Porta-Bandeira", com textos de Bruno Ceccon e fotos de Fernando Dantas, levou o Prêmio Petrobras de Jornalismo na categoria "Reportagem Esportiva - Portal de Notícias" e também foi contemplada com o prêmio de melhor matéria da imprensa escrita em 2012 pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp).
Além de revelar o afastamento entre Dom Diogo Pereira Coutinho e Rodrigo Pessoa, a reportagem mostrou detalhes da rotina de Baloubet. Mimado por seu proprietário, o animal sentia saudades de competir e tinha seu sêmen vendido.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.