Um dia após rescisão, sub-20 do Corinthians usa patrocínio da Vai de Bet
Um dia após a rescisão da casa de aposta Vai de Bet com o clube, o Corinthians sub-20 usou uniforme com o patrocínio da empresa no espaço máster durante a vitória por 3 a 0 contra o Aster Itaquá, pelo Campeonato Paulista da categoria.
O jogo ocorreu na tarde deste sábado, no Estádio Municipal Ildeu Silvestre do Carmo. O espaço reservado para a casa de aposta no uniforme dos times de base do Corinthians foram, na verdade, uma cortesia do clube.
O contrato entre as partes previa exposição nas camisas dos times masculino e feminino de futebol, além da equipe principal masculina de basquete e da equipe principal masculina de futsal. Não há nenhum acordo sobre exposição nos uniformes das categorias de base.
Em relação ao time profissional, nas fotos divulgadas do treino de hoje, os jogadores foram registrados com colete, o que impossibilitou ver o nome da empresa. A Vai de Bet também estampava as camisas de treino da equipe de cima.
Rescisão da casa de aposta
A empresa emitiu uma nota oficial na manhã da última sexta-feira declarando que exerceu a rescisão do contrato com o clube paulista. O patrocínio era o maior já feito na história do futebol brasileiro.
A decisão da empresa foi tomada após as recentes notícias ligando o clube a uma suposta presença de um laranja no processo de intermediação do acordo firmado entre as partes. A Vai de Bet afirmou que não pode se manter parceira do Corinthians enquanto houver "qualquer suspeita em relação a condutas que fujam à conformidade com a ética e os preceitos legais."
Relembre o caso
No dia 20 de maio, foi divulgada uma notícia pelo jornalista Juca Kfouri, vinculando um esquema de laranja ligado ao intermediário que firmou o contrato entre Vai de Bet e Corinthians.
No dia 18 de março de 2024, a empresa Rede Social Media Design Ltda teria recebido um pagamento de 700 mil reais do Corinthians, com o qual sua conta bancária passou a ter saldo positivo de R$ 697.270.73. Alguns dias depois a conta foi reabastecida com a mesma quantia.
Uma semana depois, a Rede Social Media Design Ltda fez um pagamento de 580 mil reais à Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda. Um dia depois desta transação, a Rede Social teria feito mais uma transferência a Neoway, desta vez no valor de 462 mil reais.
A Rede Social foi a responsável pela intermediação do acordo entre Vai de Bet e Corinthians. A Neoway é uma empresa que teria como sócia uma mulher residente de Peruíbe, Edna Oliveria dos Santos. A sede da Neoway tem como endereço a Avenida Paulista, 171, 4º andar. Porém, segundo a recepcionista do local, ninguém vinculado a Neoway já frequentou o local
A grande questão é que a Rede Social pertence a Alex Fernando André, o Alex Cassundé, que participou da campanha eleitoral de Augusto Melo para ser presidente do clube, em 2023. Cassundé é amigo do diretor de marketing do Timão, Sérgio Moura, afastado do cargo atualmente.
As transações de 700 mil reais foram feitas sem o conhecimento do diretor financeiro Rozallah Santoro, que naquele momento estava fora do Parque São Jorge, pois estava em viagem. Sem a presença de Santoro, o diretor administrativo Marcelo Mariano autorizou os pagamentos alegando que a Rede Social já havia emitido notas fiscais e teria pagado os impostos.
Edna Oliveira dos Santos, sócia-majoritária da Neoway, é moradora de uma casa simples em Peruíbe e desconhece a empresa, na qual seria dona. Além disso, Edna desconhece Cassundé.
Notificação da Vai de Bet
No dia 27 de maio, a Vai de Bet enviou uma notificação extrajudicial ao clube, acenando com a possibilidade de rescindir o vínculo, inicialmente previsto até o final do mandato de Augusto Melo. No documento, a empresa expôs sua insatisfação ao time do Parque São Jorge com as notícias veiculadas na imprensa sobre a parceria.
A casa de apostas deu um prazo de dez dias para que o clube prestasse explicações e apresentasse soluções. A data limite era justamente nesta sexta-feira. Então, após os recentes acontecimentos, a Vai de Bet exerceu a sua cláusula de anticorrupção, contida no contrato de patrocínio.
Agora, o Corinthians corre o risco de ter de arcar com a multa de 10% do valor a ser cumprido do contrato. Isso porque há uma cláusula nele que determina este pagamento pela "parte que der causa à rescisão".
Veja a nota completa divulgada pela Vaid e Bet nesta sexta-feira:
"A Vai de Bet informa que exerceu nesta sexta-feira (7) a rescisão do contrato de patrocínio com o Sport Club Corinthians Paulista. Desde o início de abril a marca acompanha e solicita esclarecimentos sobre as suspeitas levantadas, tendo já realizado reuniões, comunicações formais e notificação extrajudicial. Diante das explicações apresentadas sem nenhuma resolutividade, a Vai de Bet lamentavelmente se vê obrigada a tomar tal atitude.
A marca avalia que não se pode manter a parceria enquanto pairar sobre o acordo qualquer suspeita em relação a condutas que fujam à conformidade com a ética e os preceitos legais. Só a dúvida, no crivo ético da marca, já é suficiente para determinar a rescisão - que foi exercida pela Vai de Bet suscitando cláusulas do contrato que protegem direitos da marca nessa decisão.
A Vai de Bet lamenta pelo fim de uma parceria que deveria ter durado no mínimo três anos e agradece, pelo carinho e pelo respeito, à imensa e apaixonada torcida do Corinthians, que diariamente sustenta a história e os valores da instituição".
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