Quem é Paulo Bracks? Conheça o novo CEO do Santos

O Santos acertou a contratação de Paulo Bracks para ser CEO do clube nesta sequência de temporada. Mas quem é o novo homem forte do alvinegro?

Bracks é graduado em direito, pós-graduado em Ciências Criminais, especialista MBA em Direito Desportivo e Negócios no Esporte, gestor em Futebol pela CBF, analista de desempenho pela CBF e gestor técnico em futebol pela Universidade do Futebol.

O advogado trabalhou como executivo de futebol em três clubes brasileiros ate o momento. O primeiro foi o América-MG, onde ficou de 2018 até 2020. Ele foi responsável por montar os elencos do Coelho que disputaram a Séries A e B do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.

Ele começou a sua trajetória no clube mineiro, aliás, nas categorias de base e promoveu diversos garotos para o time profissional.

"O América abriu as portas para mim em janeiro de 2018 como diretor das categorias de base e pude contribuir com o retorno de atletas convocados para a seleção brasileira, com o retorno do América às competições nacionais e o principal: ajudar na transição de atletas para o elenco profissional. Hoje, o grupo principal do América tem cerca de 35% de jogadores que estavam nas categorias de base", disse em sua despedida, no final de 2020.

Bracks saiu do América-MG após receber um convite do Internacional. Ele começou a temporada de 2021 no clube gaúcho e foi demitido logo no começo de 2022. Neste período, dirigiu a equipe no Campeonato Gaúcho, na Série A, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana.

O dirigente não aguentou a pressão após uma precoce eliminação do Colorado na Copa do Brasil de 2022, para o Globo-RN, e teve seu contrato rescindido.

Em julho, então, Bracks foi anunciado pela 777 Partners para liderar o Vasco na briga pelo acesso à Série A. Assim como fez no América-MG, ele conseguiu concluir o objetivo com êxito.

No ano seguinte, entretanto, o clube carioca patinou no Brasileirão e só se livrou do rebaixamento na última rodada. Assim, Paulo Bracks acabou sendo demitido pela 777.

Continua após a publicidade

Desde então, o advogado estava sem clube. Agora, portanto, ele chega para tentar levar o Santos de volta à elite do futebol brasileiro.

Como explicou o presidente Marcelo Teixeira, Bracks não será responsável por fazer contratações, assim como fez no Vasco. Ele irá avaliar o trabalho dos profissionais de todos os setores do clube, entre eles, o departamento de futebol, atualmente chefiado pelo executivo Alexandre Gallo. Além disso, ele participará da elaboração de processos internos e da estruturação de todas as áreas do Santos.

"O Paulo Bracks não é uma contratação para o futebol. Ele vem com uma experiência também de Série B, importante ter no clube esse profissional, que já fez o trabalho no América-MG, no Vasco. Fez um bom trabalho no Internacional também. Queremos entender se o Paulo Bracks tem esse perfil para ser um CEO. Um diretor-executivo. Para que ele possa coordenar todas as áreas. É algo que o Santos não possui ainda. Hoje, nós queremos um profissional que faça a avaliação dos outros profissionais do clube", detalhou o mandatário.

Conforme apurou a Gazeta Esportiva, embora Paulo Bracks tenha participado da campanha que quase rebaixou o Vasco na última temporada, Marcelo Teixeira enxerga no profissional um perfil adequado para a função de CEO.

O presidente santista gosta da ideia de formar uma espécie de 'trinca' no departamento de futebol, tendo Paulo como diretor-executivo do clube, Gallo como o executivo de futebol e Léo Bastos, o ex-lateral, como o coordenador técnico.

Deixe seu comentário

Só para assinantes