Garantido na elite do futebol feminino, Juventude apresenta grande ascensão na categoria

Ao eliminar o Fortaleza nas quartas de final da Série A2 do Campeonato Brasileiro feminino, o Juventude alcançou um feito inédito. Pela primeira vez, as Gurias Jaconeiras disputarão a elite do futebol nacional, simbolizando a grande evolução que a categoria teve nos últimos anos.

O Departamento de Futebol Feminino do Juventude foi inaugurado em 1998, com a melhor fase do time vindo entre 2004 e 2006. Neste período, a equipe foi tricampeã gaúcha, conquistou uma Copa Sul-Brasileira e levou um Campeonato Gaúcho de Aspirantes. As campanhas de destaque chamaram a atenção da CBF, que chegou a convocar sete atletas do clube para a Seleção em 2007.

O sucesso voltou a se repetir depois da reabertura do departamento, em 2021. Nos dois anos seguintes, o Juventude levou o título do Interior Gaúcho duas vezes e garantiu a presença na Série A2 do Campeonato Brasileiro de 2024. Na competição nacional, conseguiu se classificar ao mata-mata após ser o segundo colocado do Grupo A na primeira fase.

Continua após a publicidade

Apesar da alta expectativa em estar entre os 16 melhores times do país, ainda não há nada de concreto em relação aos planos para a próxima temporada. Renata Armiliato, coordenadora do departamento feminino do Juventude, cravou que a equipe deve estar pronta para o desafio inédito da Série A1 do Brasileiro.

"Assim como todas as áreas do clube, a proposta do Juventude é de sempre buscar a evolução e o aprimoramento. Certamente, o mesmo ocorrerá com o feminino, que precisará estar à altura da competição que irá disputar. Entretanto, precisamos primeiramente definir o calendário de 2025 e o orçamento do clube como um todo, pois cenários diferentes significam arrecadações diferentes", afirmou a coordenadora.

Deixe seu comentário

Só para assinantes