E os reforços? Veja panorama das negociações do São Paulo para esta janela
No Brasil, a janela de transferências abriu oficialmente na última quarta-feira. O São Paulo, no entanto, ainda não se movimentou e segue sem anunciar nenhum reforço.
Isso não quer dizer que o Tricolor não pretende se reforçar para a sequência da temporada. A diretoria, presidida por Julio Casares, tem negociações em andamento e pretende encorpar o time comandado por Luis Zubeldía. Há ainda a possibilidade de saídas no elenco.
As posições tratadas como prioridade pelo São Paulo são: volante e lateral esquerda. A primeira virou ponto de mais atenção após a grave lesão de Pablo Maia. Já a segunda é visto como um setor carente desde a saída de Caio Paulista, no início deste ano.
A lateral direita, embora tenha sido afetada pelas lesões de Rafinha e Moreira, está bem servida na visão da diretoria são-paulina. O setor ainda tem Igor Vinícius, titular na maior parte da temporada.
Thiago Mendes está na mira
Para reforçar o meio-campo, o Tricolor mira e tem negociações avançadas com Thiago Mendes. O jogador defende as cores do Al-Rayyan, do Catar, e atuou pelo clube do Morumbis entre 2015 e 2017.
O São Paulo já possui conversas bem adiantadas com o atleta e seu estafe, mas ainda depende que Thiago Mendes se desvincule do Al-Rayyan. O clube tricolor tenta convencer o time do Catar a liberá-lo e conta com o desejo do jogador e de sua família de retornar ao Brasil.
Para esta posição, atualmente, a equipe paulista tem em seu elenco apenas três alternativas: Luiz Gustavo, Bobadilla e Alisson.
São Paulo sonha com Alex Sandro
O São Paulo também vive um dilema na lateral esquerda. Após a saída de Caio Paulista no começo deste ano, o clube ficou apenas com Welington à disposição e busca reforçar o setor. Um dos alvos é Alex Sandro, de 33 anos.
O ex-lateral da Juventus e da Seleção Brasileira está livre no mercado e mantém conversas com o São Paulo, mas tem como prioridade permanecer na Europa. Caso o ala não acerte com nenhuma equipe do Velho Continente, o Tricolor terá prioridade, se ele quiser voltar ao Brasil, segundo Julio Casares.
São Paulo sonha com a contratação de Alex Sandro, que encerrou longa passagem pela Juventus (Foto: Divulgação/Juventus)
Welington e outros podem estar de saída
À procura de laterais esquerdos no mercado, o São Paulo pode perder, em breve, uma das únicas opções para o setor. Com contrato apenas até o final do ano e negociações travadas pela renovação, Welington deve assinar nos próximos dias um pré-contrato com o Southampton, da Inglaterra.
Caso o acerto se concretize, o clube inglês ainda tentará a liberação imediata do atleta por meio de uma compensação financeira ao São Paulo. Se não houver acordo, o jovem cumprirá seu vínculo até o término desta temporada.
Outro que pode deixar o Tricolor é Diego Costa. A equipe paulista recebeu uma proposta de 7,5 milhões de euros (R$ 43,9 milhões) do Krasnodar, da Rússia, pelo zagueiro. A negociação não está selada, mas há otimismo dos dois lados por um desfecho positivo.
E o James?
James Rodríguez é um caso à parte. O meio-campista é um dos destaques da Colômbia nesta Copa América, mas sua permanência no Morumbis é vista como improvável.
O São Paulo aguarda o término do torneio continental para definir o futuro do jogador. A diretoria espera que James se valorize e atraia propostas do exterior para vender o meia na metade do ano. O presidente Julio Casares alega que o clube não recebeu propostas, até o momento.
Em último caso, caso não surja uma oferta vantajosa e o colombiano demonstre vontade de seguir no clube, ele pode até ser reintegrado ao elenco. O jogador de 32 anos chegou ao Tricolor sem custos de transferência e firmou contrato válido até junho de 2025.
O São Paulo tem até o dia 2 de setembro para concretizar a contratação de reforços e registrá-los no BID da CBF. Em boa fase, os comandados de Luis Zubeldía estão na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro, mas viram sua sequência invicta se encerrar com a derrota para o Atlético-MG, na última quinta-feira, na Arena MRV.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.