Último encontro entre Argentina e Colômbia na Copa América teve provocações e brilho de Dibu Martínez

A Copa América 2024 vai se encaminhando para seus últimos dias. Na noite deste domingo, duas grandes seleções se enfrentam em busca do título. Argentina e Colômbia medem forças às 16h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, na Flórida (EUA).

Argentina e Colômbia voltam a se encontrar pela competição após três anos. As duas equipes farão uma reedição da semifinal da Copa América de 2021. Aquela partida trouxe provocações, emoção até o fim e brilho do goleiro Emiliano 'Dibu' Martínez.

A Copa América de 2021 foi a primeira grande competição do técnico Lionel Scaloni sob o comando da Argentina. Do outro lado, o experiente Reinaldo Rueda comandava os colombianos e fazia sua segunda passagem pela seleção.

Scaloni mandou a Albiceleste a campo com a seguinte escalação: Dibu Martínez; Nahuel Molina, Pezzella, Otamendi e Tagliafico; Rodrigo De Paul, Guido Rodríguez e Lo Celso; Lionel Messi, Nico González e Lautaro Martínez.

Já a Colômbia teve: Ospina; Daniel Muñoz, Yerry Mina, Davinson Sánchez e Tesillo; Cuadrado, Barrios, Cuéllar e Luis Díaz; Zapata e Rafael Borré.

A partida começou bastante movimentada e quem abriu o placar foram os argentinos. Aos sete minutos de jogo, Lo Celso encontrou passe para Messi. O camisa 10 dominou dentro da área, fez o giro e tocou para Lautaro Martínez, que bateu rasteiro e abriu 1 a 0.

Continua após a publicidade

Já aos 15 minutos da segunda etapa, a Colômbia deixou tudo igual com um golaço de Luis Díaz. O atacante recebeu lançamento e ganhou em velocidade de Otamendi. Ele invadiu a grande área pelo lado esquerdo e, mesmo sem ângulo, conseguiu chutar e empatar o duelo.

Os 90 minutos terminaram e o empate permaneceu no placar. Com isso, a vaga teve de ser definida nos pênaltis. Messi e Cuadrado converteram as primeiras cobranças de suas seleções. Na sequência, Dibu Martínez pegou o chute de Davinson Sánchez e De Paul também perdeu para os argentinos.

Foi na terceira cobrança colombiana que as provocações de Dibu ganharam mais força. O arqueiro argentino falou "Mira que te como, hermano" para Yerry Mina antes do zagueiro bater. O defensor, então, foi para a batida no canto direito, e o goleiro defendeu. Paredes, então, marcou seu gol e fez 2 a 1 para os argentinos. Borja e Lautaro Martínez também fizeram seus gols.

Por fim, Dibu Martínez colocou seu jogo psicológico em prática novamente e, mais uma vez, defendeu um pênalti da Colômbia - no mesmo canto, dessa vez cobrado por Cardona. Assim, o goleiro foi decisivo para a Albiceleste avançar à final e, consequentemente, conquistar o troféu daquela edição.

O arqueiro argentino, inclusive, está invicto em disputa de pênaltis pela seleção. Até aqui, foram quatro disputas, com 24 cobranças enfrentadas e 12 gols sofridos. Ele defendeu nove penalidades, enquanto três foram cobradas para fora.

O retrospecto recente entre Argentina e Colômbia é amplamente favorável aos 'hermanos'. As seleções se enfrentaram 20 vezes neste século XXI, com 10 vitórias argentinas, três triunfos colombianos e sete empates. Na última vez em que se enfrentaram, em 2022, o time de Messi venceu por 1 a 0.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes