Na estreia de Varini, Athletico-PR reverte vantagem do Ypiranga e vai às oitavas da Copa do Brasil

O Athletico-PR está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. Neste sábado, o Furacão bateu o Ypiranga por 3 a 0, na Ligga Arena, revertendo a vantagem da equipe gaúcha e garantindo vaga na próxima fase do torneio. Os gols do time rubro-negro foram marcados por Fernandinho, Julimar e Di Yorio.

A partida marcou a estreia do técnico uruguaio Martín Varini à frente do Athletico. O treinador foi contratado para o cargo antes ocupado por Cuca, que deixou o clube há pouco mais de duas semanas.

O primeiro jogo do confronto ocorreu há mais de dois meses, e o Furacão havia perdido por 2 a 1. O segundo embate teve que ser adiado em virtude da tragédia causada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Os duelos das oitavas de final da Copa do Brasil serão definidos através de sorteio, em data ainda não informada pela CBF.

Enquanto aguarda seu adversário na próxima fase, o Athletico-PR volta a campo na próxima quinta-feira, em partida contra o Cerro Porteño, válida pela ida dos playoffs da Sul-Americana. O compromisso está agendado para 21h30 (de Brasília), no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, capital do Paraguai.

O jogo

Empurrado pela torcida, o Athletico-PR começou pressionando e, com menos de um minuto, quase abriu o placar na Ligga Arena. Bruno Zapelli arriscou de longe e obrigou Alexander a fazer boa defesa.

Aos 11, foi a vez de Julimar conduzir pelo lado esquerdo, cortar para o meio e chutar rasteiro, mas a bola balançou as redes pelo lado de fora. O atacante do Furacão teve nova oportunidade aos 14, mas desta vez Alexander defendeu. Já aos 21, Erick recebeu na intermediária e emendou uma pancada, mas mandou para fora. Pressão do Athletico!

Depois de tanto martelar, o time mandante enfim estreou o placar aos 24 minutos. Fernandinho pegou uma sobra no lado direito, ameaçou cruzar, mas chutou direto para o gol, surpreendendo Alexander e estufando as redes: 1 a 0. Em desvantagem, o Ypiranga recuou ainda mais.

Continua após a publicidade

O Athletico tinha dificuldades de furar o bloqueio adversário, mas teve um pênalti ao seu favor aos 46 minutos. Após invadir a área, Julimar foi derrubado pelo marcador e pediu a penalidade. O árbitro não deu nada, mas reviu o lance no VAR e assinalou a infração.

Na cobrança, Fernandinho bateu rasteiro no canto direito, mas Alexander se esticou e fez grande defesa, mantendo o Ypiranga vivo. Com o resultado parcial, o duelo caminhava para a disputa de pênaltis.

Segundo tempo

O Furacão voltou ligado do intervalo e fez o segundo com um minuto do segundo tempo. Após cruzamento na área, o goleiro Alexander saiu mal e viu a bola sobrar com Julimar, que só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.

O Athletico teve uma grande oportunidade para aumentar a vantagem e decretar a classificação com 15 minutos, por meio de Bruno Zapelli. O meia fez bela jogada individual, invadiu a área e tocou na saída de Alexander, mas finalizou para fora.

Ainda deu tempo de Di Yorio anotar o terceiro já aos 50 minutos, em belo chute de primeira, garantindo o triunfo e a classificação do Furacão na estreia do técnico Martín Varini.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO-PR 3 X 0 YPIRANGA

Local: Ligga Arena, em Curitiba (PR)

Data: 13 de julho de 2024 (sábado)

Horário: às 18h (de Brasília)

Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa-RJ)

Continua após a publicidade

Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)

VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)

Cartões amarelos: Heitor, Lucas Marques, Edson Cariús, Willian Gomes, Anderson Ûchoa e Fernando Fonseca (Ypiranga); Bruno Zapelli e Fernandinho (Athletico-PR)

Cartões vermelhos: Thiago Carvalho (Ypiranga)

GOLS: Fernandinho, aos 24? do 1ºT (Athletico-PR); Julimar, aos 1? 2ºT (Athletico-PR); Di Yorio, aos 50? do 2ºT (Athletico-PR)

ATHLETICO-PR: Bento; Leonardo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Fernandinho (João Cruz), Christian (Madson) e Bruno Zapelli (Gabriel); Julimar (Cuello) e Pablo Maia (Di Yorio).

Continua após a publicidade

Técnico: Martín Varini

YPIRANGA: Alexander; Gedeílson, Fernando Fonseca, Heitor (Mendonça) e Willian Gomes; Anderson Ûchoa, Lucas Marques (Caio Mello) e Alisson Taddei (Amarildo); Jhonatan Ribeiro, Edson Cariús (Zé Vitor) e Mateus Anderson (Reifit).

Técnico: Thiago Carvalho

Deixe seu comentário

Só para assinantes