O que está em jogo para Espanha e Inglaterra na final da Eurocopa 2024

Na tarde deste domingo, Espanha e Inglaterra fazem a grande decisão da Eurocopa 2024. A bola rola a partir das 16 horas (de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha. Mas afinal, o que está em jogo para as duas seleções na grande decisão da competição?

Espanha busca o tetra para se tornar maior vencedora da Euro

A Espanha tem em suas mãos uma difícil missão, mas se completá-la, pode alcançar um grande feito no futebol europeu. Na final deste domingo, a nova geração espanhola vai em busca do quarto título da Euro para converter-se na seleção com mais troféus da história do torneio.

Das 16 edições realizadas de Eurocopa, os espanhóis saíram campeões três vezes. A primeira delas aconteceu em 1964. Na época, a União Soviética ainda existia e disputou a final com a Espanha, que acabou levando a melhor ao vencer por 2 a 1.

Os últimos dois títulos europeus da seleção espanhola vieram de forma consecutiva, na Era Vicente Del Bosque. Em 2008, a equipe superou a Alemanha por 1 a 0 na grande final, enquanto em 2012, golearam a Itália por 4 a 0 na decisão  e conquistaram o tricampeonato da Euro.

Continua após a publicidade

? Selección Española Masculina de Fútbol (@SEFutbol) July 10, 2024

Assim, a Espanha, com seus três títulos, vai em busca de se tornar a maior ganhadora da competição europeia. A Alemanha também possui três conquistas, enquanto França e Itália aparecem na sequência, com dois troféus cada.

A conquista da Eurocopa também poderia representar o início de uma era vitoriosa sob o comando de Luis de la Fuente. Esse pode ser o segundo título do treinador, que já conquistou a inédita Liga das Nações com a Espanha no ano passado. Depois de ter acumulado fracassos com comandantes anteriores, os espanhóis podem ter encontrado uma boa opção.

Por fim, um título espanhol nesta Eurocopa ainda pode colocar o volante Rodri como um dos candidatos à Bola de Ouro, premiação tradicional da revista France Football que premia o melhor jogador da temporada. Da mesma forma, Lamine Yamal teria chances maiores de vencer o prêmio Golden Boy, do jornal italiano Tuttosport.

Imagem: AFP

Inglaterra quer afastar fantasma de 2021 e levar Euro inédita

Continua após a publicidade

Se de um lado está uma das seleções mais vitoriosas da Eurocopa, do outro se encontra uma seleção que vai em busca de seu primeiro título do torneio. A Inglaterra lutou muitas vezes, mas ainda não conseguiu erguer seu primeiro troféu da Euro.

Para isso, porém, terá que superar um 'fantasma' que ainda assombra grande parte dos ingleses. Os Leões também chegaram à decisão na última edição da Euro, mas deixaram a conquista escapar na grande decisão contra a Itália.

Na ocasião, após empate em 1 a 1 nos 120 minutos, Donnarumma brilhou nos pênaltis e a Inglaterra ficou com o vice em pleno Wembley lotado. Agora, os novos convocados da seleção inglesa terão a missão de tentar deixar esse 'trauma' para trás e levarem seu país ao primeiro título de Euro.

O título da Inglaterra também poderia ser o primeiro da Era Southgate. O técnico tem batido na trave em muitas das competições desde que assumiu a equipe efetivamente, no fim de 2016. Em 2018, ele chegou às semifinais da Copa do Mundo e, um ano depois, às semis da Liga das Nações. Em 2021, terminou com o vice da Euro, enquanto no ano seguinte levou a seleção às quartas do Mundial.

Continua após a publicidade

? England (@England) July 11, 2024

Olhando no sentindo mais individual, uma conquista inglesa também poderia interferir na disputa da Bola de Ouro. Jude Bellingham, mesmo com um desempenho abaixo do usual nesta reta final de temporada, poderia despontar como o principal favorito, ultrapassando o brasileiro Vinícius Júnior, que foi decisivo para a 15ª Liga dos Campeões do Real Madrid, mas deixou a desejar na Copa América.

Por fim, quem também acabaria sendo beneficiado seria Harry Kane. O capitão inglês vem de boas atuações com clube e seleção, mas, aos 30 anos, ainda não ganhou nenhum título. Coroar sua carreira com uma primeira conquista de tal proporção seria definitivamente especial.

Deixe seu comentário

Só para assinantes