Turquia bate finalistas da Euro e Copa América e lidera ganho de seguidores nas redes sociais; confira

Após o final de duas das maiores competições de seleções do mundo, Eurocopa e Copa América, o IBOPE Repucom divulgou a edição 2024 do ranking digital das 50 seleções que já participaram de Copas do Mundo FIFA.

O levantamento destaca os desempenhos das finalistas Espanha, Colômbia, Inglaterra e Argentina, que estiveram entre as cinco seleções de futebol que mais ganharam seguidores nas redes sociais no último mês, mas nenhuma das finalistas liderou o ganho de inscrições entre seleções no mundo. As contas oficiais da Turquia foram as que mais se destacaram e lideram o crescimento no último mês.

A Turquia e as finalistas das competições somaram juntas mais de sete milhões de seguidores desde o início da Eurocopa e da Copa América. O resultado destas cinco seleções corresponde a 53% dos mais de 14 milhões de inscritos entre os perfis oficiais das 50 seleções analisadas.

A Turquia, mesmo chegando apenas até as quartas de final na UEFA Euro, conquistou a liderança dos maiores crescimentos entre todas as demais seleções desde junho/2024. A FTF (Federação Turca de Futebol) contabilizou mais de 1,609 milhão de novos seguidores, sendo 67% através de seu perfil no Instagram. Além disso, a Turquia também foi a que mais cresceu, proporcionalmente entre todas as seleções monitoradas, com uma evolução de 40% em sua base digital geral, e de mais de 100% apenas em seu perfil no TikTok.

Continua após a publicidade

A Colômbia, vice-campeã da Copa América, registrou cerca de 1,469 milhão de novos inscritos desde o início do campeonato. A FCA (Federação Colombiana de Futebol) se destacou ao liderar o crescimento entre as seleções no Instagram (1,2 milhão de novos inscritos), no X (75 mil) e no Facebook (200 mil), neste último dividindo a liderança com a Argentina. Como consequência, a Colômbia atingiu a marca de 16,9 milhões de inscritos na somatória total de suas contas digitais.

A Inglaterra, vice-campeã da Euro, somou mais de 1,424 milhão de novas adesões. O "English Team" registrou seu melhor desempenho no Instagram (793 mil novos inscritos) e no TikTok (500 mil), o que representou 91% de todo o ganho inglês. A seleção inglesa também se destacou ao figurar como o segundo maior crescimento no YouTube (70 mil novos inscritos) e no "X" (62 mil). Com estes resultados, Inglaterra "desbancou" o Brasil e agora figura na 2° posição no ranking global de inscrições em redes sociais entre seleções de futebol com maiores bases digitais do mundo com 40,5 milhões de inscrições em seus perfis oficiais.

A Argentina fechou o TOP 5 de seleções que mais somaram novos fãs em seus perfis. Ao todo, a atual campeã da Copa América obteve 1,340 milhão de novos seguidores em suas redes sociais, 80% desse ganho teve origem em seu Instagram, o que contribuiu para que a seleção atingisse a marca de 14,5 milhões de inscritos na plataforma, e de 27 milhões de inscrições na somatória total de suas mídias digitais.

Continua após a publicidade

Já a Seleção Brasileira figurou no 11° lugar dos maiores crescimentos ao somar apenas 307 mil novos seguidores entre suas plataformas oficiais, sendo 98% com origem em seu perfil no Instagram. Apesar do desempenho técnico na Copa América, é importante ressaltar que a CBF não conta com um perfil oficial no TikTok. Na comparação com as demais seleções no mundo, o Brasil continua possuindo a maior página no Facebook, com 12 milhões de inscritos, a segunda maior conta no Instagram (17,8 milhões), o terceiro maior canal no YouTube com 1,7 milhão de inscritos, (atrás de França e Inglaterra).

Deixe seu comentário

Só para assinantes