Análise: organização defensiva dá o tom em vitória do Corinthians sobre o Bahia

Por Iúri Medeiros

O Corinthians conseguiu um importante resultado no último domingo, em Salvador. A equipe comandada por Ramón Diaz venceu o Bahia por 1 a 0, em duelo marcado pela organização defensiva da equipe.

O Timão atuou no 3-4-1-2 com o intuito de preencher a parte central do campo, região que o Bahia mais explora ao atacar. A estratégia da comissão técnica funcionou, e o que se viu foi um time compacto e agressivo para pressionar.

O Bahia teve muitas dificuldades para sair jogando e "achar" passes progressivos contra a defesa bem postada do Corinthians. Alguns atletas se destacaram dentro da ideia de jogo do Timão, como André Ramalho, Ryan e Alex Santana.

O zagueiro foi muito bem interceptando passes e vencendo duelos. A dupla de meio-campistas foi importante fechando espaços e recuperando bolas.

No ataque, destaque absoluto para Rodrigo Garro, que encontrou passes e foi quem mais aproveitou os espaços deixados pela defesa adversária. Faltou maior eficiência do ataque, especialmente de Yuri Alberto.

O gol anotado por Romero exemplificou bem a proposta do Corinthians na partida. Recuperação de Alex Santana no campo de defesa, bola esticada para Yuri Alberto e cruzamento para Romero finalizar.

Na segunda etapa, com as substituições, o Bahia cresceu e teve chances para empatar na base do "abafa". Mas de forma geral, o Corinthians se sobressaiu taticamente contra um adversário mais refinado tecnicamente.

Além do desempenho, a vitória foi fundamental para dar tranquilidade ao clube. Fora da zona de rebaixamento, o Corinthians pode recalcular a rota e enfim pensar em fazer uma campanha digna no Campeonato Brasileiro.

Continua após a publicidade

Neste domingo, um passo importante foi dado: a equipe venceu pela primeira vez na liga nacional longe da Neo Química Arena.

Deixe seu comentário

Só para assinantes