Chefe da equipe de natação esclarece expulsão de brasileira em Paris: "Não estamos aqui de férias"

Chefe da Delegação Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka concedeu entrevista coletiva neste domingo e esclareceu a expulsão de Ana Carolina Vieira dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. A nadadora foi punida em função de um ato de indisciplina.

Na última sexta-feira, Ana saiu da Vila Olímpica ao lado do namorado Gabriel Santos, que também está participando dos Jogos de Paris, sem autorização da comissão técnica ou do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

"A transparência é a melhor coisa. Não estamos aqui brincando ou tirando férias. Estamos aqui trabalhando pelo Brasil, por todos os 320 milhões de contribuintes que estão trabalhando pela gente. Não podemos brincar aqui. Acabamos a missão é uma outra história, mas dentro da missão temos que estar focados", disse Gustavo Otsuka.

Os dois receberam punições, mas a atleta foi desligada da delegação brasileira por, segundo o COB, ter contestado a decisão de maneira "desrespeitosa e agressiva". Ela retornará ao Brasil imediatamente.

"Envolvemos todos, comissão e atletas, e a forma dela [Ana Vieira] ter questionado é o que a gente não achou de bom tom. As pessoas sempre têm que se portar com respeito, educação, e isso não aconteceu. Por isso tomamos essa atitude", justificou.

"Ela se posicionou de forma completamente inadequada parra reivindicar o ponto de consternação dela sobre a formação do revezamento. Foi nesse período que resolvemos por bem levar à comissão disciplinar essa situação. Discutimos e tomamos as medida cabíveis", acrescentou.

Ana Carolina já havia competido na prova 4×100 m livre do último sábado, mas o time brasileiro não teve sucesso e não conseguiu se classificar à final da modalidade. Ela ainda participaria do revezamento 4×100 m medley misto, agendado para dia 2 de agosto.

Já Gabriel Santos participou do 4×100 m livre do lado masculino, que também não passou da fase de classificação.

Veja abaixo, na íntegra, a nota divulgada pelo COB:

Continua após a publicidade

"O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu neste sábado, 27, um comunicado do Chefe da Equipe Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka, com a informação de que os nadadores Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos cometeram atos de indisciplina.

Com isso, de comum acordo com os membros da Comissão Técnica da modalidade, com o Chefe da Equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o COB decidiu punir os dois atletas por terem deixado a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira.

Além desse fato, a atleta Ana Carolina, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação.

Assim, o atleta Gabriel Santos foi punido com a pena de advertência e a atleta Ana Carolina Vieira, com a pena de desligamento da delegação. Ela retornará ao Brasil imediatamente."

Deixe seu comentário

Só para assinantes