COI adia provas de triatlo por causa do nível de qualidade do Rio Sena

O Comitê Olímpico Internacional adiou as provas masculina e feminina do triatlo que aconteceriam nesta terça-feira devido ao nível de qualidade das águas do Rio Sena, local que receberia as disputas. Caso a situação normalize, a competição pode ser realizada na quarta, dia 31 de julho.

De acordo com o COI, foram realizados testes juntamente com representantes técnicos e médicos da World Triathlon e da prefeitura de Paris que acusaram um nível de qualidade das águas insuficiente para que atletas pudessem competir no Rio Sena.

"Paris 2024 e a World Triathlon reitera que a prioridade é a saúde dos atletas. Os testes realizados no Sena hoje revelaram uma qualidade de água que não fornece garantias suficientes para que o evento aconteça", disse o COI em nota divulgada à imprensa.

O "plano A" é realizar as provas na quarta-feira, dia 31 de julho. Mas, caso o nível de qualidade das águas do Rio Sena não melhore, a competição pode acontecer dia 2 de agosto, sem natação. Neste caso, seriam adicionados mais 5km de corrida.

Além do triatlo, o Rio Sena também deve receber as provas de maratona aquática masculina e feminina, marcadas para os dias 8 e 9 de agosto. São 10km de percurso nas águas de um dos principais cartões postais de Paris.

Sem poder treinar no Rio Sena, os atletas vêm se preparando em piscinas. Já os percursos de corrida e bicicleta do triatlo olímpico seguem à disposição para aclimatação dos competidores.

Deixe seu comentário

Só para assinantes